Ações ambientais movimentam alunos em Ponta Grossa
Importância de cuidados com o planeta, arrecadação de tampinhas em iniciativa solidária e coleta de óleo usado ocorrem junto ao 4º ano da Escola Prefeito Engenheiro Eurico Batista Rosas
Publicado: 26/10/2022, 18:50
O 4º ano A da Escola Municipal Prefeito Engenheiro Eurico Batista Rosas, em Ponta Grossa, vem desenvolvendo ações dentro da instituição referentes à reciclagem do lixo produzido. Segundo a professora Tatiane Schafranski Coelho, o tema auxilia, no decorrer do ano, a tornar os educandos mais críticos e participativos junto ao processo de preservação do planeta, auxiliando no cuidado e prevenção da poluição do ambiente em que vivemos.
“Através das aulas fomos aperfeiçoando nossa prática, adquirindo novos hábitos e realizando algumas mudanças em nosso dia a dia para nos adequarmos e assim ajudar a cuidar do nosso planeta. Entre esses hábitos podemos destacar o zelo pela organização e limpeza da sala de aula: criamos o hábito da separação do lixo em nossas casas, diminuímos o número de desperdício, tanto de água, quanto de alimentos. Enfim, os alunos estão mais conscientes de suas ações”, destaca a docente.
Houve estudo dos ‘5Rs’, termos que ajudam no comportamento em relação ao meio ambiente, repensando atitudes e reduzindo a geração de resíduos no planeta, conforme pontua a educadora. Para além do conteúdo na escola e em casa, a turma entrou na campanha ‘Tampinha do Bem’, que arrecada tampinhas plásticas a serem doadas à Comunidade Servos dos Pobres – estes, conseguem recursos por meio das doações, fabricando fraldas geriátricas a serem distribuídas à pessoas necessitadas e carentes de Ponta Grossa.
GALERIA DE FOTOS
“A campanha tem sido um sucesso e estamos arrecadando muitas tampinhas. Nossos alunos são os protagonistas deste projeto, são os mediadores, compartilham experiências com os demais alunos da escola e fazem essa ação acontecer de forma que todos os dias temos alunos trazendo tampinhas”, comenta Tatiane.
Para complementar, houve a criação da campanha de coleta do óleo usado na escola. A professora cita que é uma forma de fazerem sua parte, pois a comunidade em que estão inseridos não tem ponto de coleta deste material. “A cada litro de óleo doado é feito a troca por uma barra de sabão, sabão esse que é confeccionado pela professora através da doação de óleo”, relata a docente.
“É com pequenas atitudes que nos levam a grandes mudanças, é preciso ensinar desde cedo as crianças a terem a noção de sustentabilidade para criar consciência e se tornarem pessoas responsáveis pela preservação do nosso planeta”, conclui a educadora.
Acesse o blog escolar da Escola Prefeito Engenheiro Eurico Batista Rosas clicando aqui.