Projeto desperta o gosto pela leitura em Piraí do Sul | aRede
PUBLICIDADE

Projeto desperta o gosto pela leitura em Piraí do Sul

Objetivo da iniciativa ‘Lendo em Harmonia com a Natureza’, na Escola Rural Eurides Martins, é mostrar benefícios do tema e criar hábito de ler junto aos alunos

Imagem ilustrativa da imagem Projeto desperta o gosto pela leitura em Piraí do Sul
-

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O 5º ano da Escola Rural Municipal Eurides Martins, em Piraí do Sul, pôde desenvolver uma prática que valoriza a importância da leitura. A professora Rosângela Lopes comenta os principais tópicos do trabalho, bem como os benefícios pedagógicos e literários proporcionados aos alunos.

“Ler é exercitar a alma, é coexistir com a história, é compreender que a leitura sobre o ser humano é a soma da humanidade. Somos começo, somos fim, somos eternidade sim. A leitura promove a reflexão e favorece um raciocínio claro. Dessa forma, o aluno adquire uma posição ativa em seu processo de aprendizagem, pois percebe que é capaz de se questionar e formular argumentos bem fundamentados. A leitura estimula o raciocínio, melhora o vocabulário, aprimora a capacidade interpretativa, além de proporcionar ao leitor um conhecimento amplo e diversificado sobre vários assuntos. Ler desenvolve a criatividade, a imaginação, a comunicação, o senso crítico, e amplia a habilidade na escrita”, contextualiza a docente.

GALERIA DE FOTOS

  • Projeto desperta o gosto pela leitura em Piraí do Sul
  • Projeto desperta o gosto pela leitura em Piraí do Sul
  • Projeto desperta o gosto pela leitura em Piraí do Sul
  • Projeto desperta o gosto pela leitura em Piraí do Sul
  • Projeto desperta o gosto pela leitura em Piraí do Sul
  

A educadora traz outros pontos, como instrumento de construção em sala de aula, questões de criticidade e reflexão, além de que cada vez menos os jovens desenvolvem o hábito diário de leitura – cabendo aos educadores despertar esse interesse desde cedo. Entre as dificuldades apresentadas estão a falta de tempo, rotina corrida, falta de costume.

“E, com relação as crianças é uma disputa com a internet, com joguinhos e outras coisas que estão mais acostumados atualmente, a leitura acaba ficando sempre em segundo ou terceiro plano. Mas é um habito que deveríamos ter, pois é de extrema importância para nossas vidas, não somente como uma necessidade, mas também como uma forma de viajar na imaginação, de se distrair, conhecer um mundo novo, conhecer novas culturas que muitas vezes somente a leitura pode nos proporcionar”, comenta Rosângela

Assim, o projeto de leitura foi desenvolvido com o objetivo de despertar o interesse e gosto pela leitura e escrito, estimulando esse hábito, conforme relata a professora. Assim, buscou-se conhecer e identificar textos diversos, literários e não-literários, possibilitando maior contato entre criança e livro, desenvolvendo atividades interdisciplinares, dialogando com variadas áreas de conhecimento, além de levar à percepção que desenvolver habilidades de leitura e escrita é uma atribuição de todos.

“O projeto denominado ‘Lendo em Harmonia com a Natureza’, foi realizado em grande parte na área externa da escola. Foram escolhidos alguns livros de acordo com os interesses da turma e como a nossa escola é uma escola do campo, ficou mais fácil desenvolver esse projeto em meio a natureza. Em uma das nossas aulas nos reunimos embaixo de uma árvore, com uma sombra ampla e refrescante, local adequado para deixar a imaginação ir além das páginas dos livros”, complementa a docente.

Para fechar, a educadora cita que foram momentos de partilha e entretenimento, na busca que essa prática seja levada para a vida, com harmonia junto à natureza, em suas casas, família, não perdendo o hábito. “Em sala trabalhamos sobre os livros lidos, com interpretação de textos, desenhos, roda de conversa e partilha do conhecimento adquirido com essa experiência. Quanto mais cedo a criança tiver contato com os livros e perceber o prazer que a leitura produz, maior será a probabilidade de se tornar um adulto leitor”, conclui Rosângela.

Acesse o blog escolar da Escola Rural Eurides Martins clicando aqui.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE