'Chá com Monteiro Lobato' encanta turma de Carambeí
Amplo projeto no 4º ano C da Escola Fátima Augusta Bosa teve vários momentos de imaginação, práticas e contribuição da Secretaria de Educação
Publicado: 21/10/2022, 18:58
O 4º ano C da Escola Municipal Professora Fátima Augusta Bosa, em Carambeí, sob coordenação da professora Maderli Aparecida Ferreira Santos, desenvolveu um projeto com fábulas de Monteiro Lobato que iniciou em junho deste ano. Segundo a docente, o nome escolhido pela turma foi ‘Chá com Monteiro’ Lobato.
“A cada encontro saboreamos diversos sabores de chás e muitas fábulas. O projeto foi encerrado com uma feira literária na escola. Vamos entender como ocorreu o desenrolar desses encontros com desejo de despertar cada aluno para um mundo cultural, diverso, histórico e cheio de leitura”, aponta a educadora.
Assim, explica Maderli, os alunos receberam da secretária de Educação uma coleção de Monteiro Lobato a ser aplicado nas aulas, enquanto a professor buscou a coleção diretamente na Secretaria fantasiada de Emília, personagem do autor, levando para a sal a de aula “como um tesouro, para despertar esse desejo e curiosidade nos alunos”. Outro ponto, relata a docente é que o projeto foi dividido em encontros: um por semana, “desde então com o mundo encantados das fábulas com chá”.
GALERIA DE FOTOS
“O primeiro encontro começou com um saboroso chá e cada aluno trouxe de sua casa sua xícara favorita para degustar o sabor do chá e, sem demora, a cada encontro, liamos fábulas que foram encantando as aulas e despertando os alunos para o mundo, coisas do passado, dialetos diferentes, moral, o que era possível aprender com a moral de cada acontecimento. Teve teatro de fantoche, jogos, declamação de fábulas, muito trabalho em grupo, muito recorte, colagem”, pontua a educadora.
Maderli elenca que frequentemente se ouvia em sala a frase ‘conta mais uma vez’, ‘que chá saboroso’, ‘oba, hoje é dia de fábulas’. Também, cita que a cada aula, os educandos foram criando um caderno de fábulas, registrando brincadeiras, atividades, jogos, com decoração e capa ilustrada com as cores do vestido da boneca Emília.
“E, para fazer o fechamento, aconteceu a exposição de todo o trabalho na amostra literária da Escola Fátima Augusta Bosa. Tivemos fábulas em forma de música, onde dos alunos, Murilo da Silva Pacheco, tocou a fábula em seu violão e Filipe Heitor Jaschevski, com seus instrumentos, tocaram ‘A Cigarra e a Formiga’. Tivemos a Amanda de Matos Gomes que fez o relato final da apresentação das atividades realizadas na amostra literária da escola”, complementa a docente.
Por fim, a professora cita que a ideia do projeto foi criar nas crianças o desejo de conhecer um pouco mais acerca da leitura e interação com o mundo, “uma viagem que pode acontecer entre os pares, unindo pensamentos, falas e sonhos”. “Foram momentos de muita troca e aproximação, ficou plantado na mente de cada um novos sabores, novas palavras e uma atitude de muito respeito com o próximo e com a leitura”, conclui a educadora.
Acesse o blog escolar da Escola Fátima Augusta Bosa clicando aqui.