'Valor lugar' leva conteúdo avançado à turma em Irati
Diversas características na disciplina de Matemática, como classe dos milhões, permitiram um estudo dinâmico no 5º ano da Escola Olaria Filipak
Publicado: 05/10/2022, 17:19
O 5º ano da Escola Municipal Olaria Filipak, em Irati, da professora Thaís Padilha Goy, pôde realizar atividades matemáticas explorando o quadro ‘valor lugar’ por meio de materiais concretos. A docente explica que os alunos puderam manipular e explorar, de forma dinâmica e divertida, questão da Matemática, resolvendo as atividades propostas.
“Com o objetivo de abordar e compreender o sistema de numeração decimal, abrangendo o reconhecimento do valor posicional dos algarismos nos números, a leitura e a exploração de números das classes dos milhões e a introdução dos bilhões, comparação e ordenação de números, desta grande, agrupamento e reagrupamentos, dezena, centena, unidade de milhão, a professora trabalhou com os alunos o quadro ‘valor lugar”, destaca a educadora.
GALERIA DE FOTOS
Assim, explica Thaís, cada estudante recebeu seu quadro individual, representando a classe do bilhão. Assim, puderam perceber que cada algarismo possui um valor posicional que depende da ordem que ocupa. As atividades, assim, exploraram o milhão, quantidade pouco usual para alunos desta série. Também houve exploração de classe, ordem, valor posicional, relativo, além da diferença entre algarismo e número.
Para complementar, a professora ainda traz um conceito da matemática para o desenvolvimento de diversas habilidades, bem como recursos feitos para tal, retirado de um artigo ‘A Importância da Matemática’. “Dessa forma, busca-se um ensino matemático significativo e útil, fazendo com que os alunos relacionem essa disciplina com seu cotidiano e façam uso dela”, conclui a educadora.
Acesse o blog escolar da Escola Olaria Filipak clicando aqui.