Ação ambiental em turma de PG tem plantio de árvores
Estudo sobre o Dia da Árvore, ação em conjunto com biológo e outros mecanismos fizeram parte de dinâmica nos quintos anos A e B da Escola Doutor Amadeu Puppi
Publicado: 27/09/2022, 15:09
Estudo sobre o Dia da Árvore, ação em conjunto com biológo e outros mecanismos fizeram parte de dinâmica nos quintos anos A e B da Escola Doutor Amadeu Puppi
Os quintos anos A e B da Escola Municipal Doutor Amadeu Puppi, em Ponta Grossa, sob coordenação das professora Vanessa Denck Colman e Kária Maria Kabota Debona puderam realizar diversas atividades e reflexões acerca de questões voltadas à Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), por meio de um projeto do Dia da Árvore.
“Com apoio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICCMBio), vinculado ao Ministério do Meio Ambiente e integrado ao Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama), representado pelo biólogo e professor Rafael Ribeiro, foram plantadas 25 mudas de árvores no entorno da escola”, aponta Vanessa.
GALERIA DE FOTOS
Segundo a docente, o trabalho contou com norteador de referenciais teóricos do Município de Ponta Grossa, que atendem a BNCC. Assim, inicialmente, a educadora, por meio de um seminário com perguntas abertas, indagou a turma com assuntos anteriormente trabalhados sobre plantas e fotossíntese.
“Na sequência, foram criadas ilustrações sobre os dois temas. Após as ilustrações a professora iniciou uma referência ao dia 21 de setembro e a importância das árvores em nossa vida. Foram realizado cartazes. E, ao final foi proposto aos alunos o que eles achavam de plantar árvores; e se eles já tinham plantado alguma árvore. A grande maioria das respostas foi não e perguntaram: ‘como será que podemos plantar e onde’”, explana a professora.
Assim, Vanessa pediu aos alunos que observassem onde poderiam plantar ao redor da instituição de ensino ou no pátio da escola, com uma tarefa de mapear a localização de onde seria realizado o processo. Na aula posterior, houve a pergunta se eles realizaram esse mapeamento – surgindo, assim, diversos lugares, como o lado da escola, que a educadora citou ser ideal pela distância dos fios de luz e da calçada.
“Com o mapeamento em mãos e resultados de onde as árvores poderiam ser plantadas, foi entrado em contato com o biólogo e professor Rafael Ribeiro do ICMBio, o qual prontamente se disponibilizou de vir até a escola no dia 22 de setembro para auxiliar no plantio com mudas disponibilizadas pela ICMBio”, complementa a docente.
Assim, foi criado por Rafael um QR Code, “um código de barras, ou barrametrico, bidimensional, que pode ser facilmente escaneado usando a maioria dos telefones celulares equipados com câmera, com identificação de como a árvore ficara quando crescer”, conforme explica a professora. Assim, o biológo foi auxiliando no plantio, explicando, perguntando acerca da fotossíntese, cuidados com o solo, raiz e meio ambiente.
Por fim, Vanessa cita que características sobre o instituto, como sua criação, missão, além das características do ICMBio (conforme você pode conferir no link ao final da matéria). Também, cita a equipe do Núcleo de Gestão Integrada (NGIA), dos Campos Gerais, com suas particularidades e importância para a nossa região.
“Objetivos: comemorar o Dia da Árvore, aproveitando para despertar a consciência ecológica nos alunos; mostrar a importância das árvores para o planeta; sensibilizar as crianças para os benefícios da árvore no dia aa dia de todos os seres vivos; promover o cuidado com o meio ambiente”, conclui a professora.
Acesse o blog escolar da Escola Doutor Amadeu Puppi clicando aqui.