Dia Mundial das Abelhas gera passeio e estudo em Carambeí
Projeto Abelh’Arte, que ocorre nos quintos anos da Escola Fátima Augusta Bosa, teve sequência com aprendizado da vida deste inseto e saída a campo para elucidar temática
Publicado: 24/05/2022, 13:15
Projeto Abelh’Arte, que ocorre nos quintos anos da Escola Fátima Augusta Bosa, teve sequência com aprendizado da vida deste inseto e saída a campo para elucidar temática
O Dia Mundial das Abelhas é comemorado em 20 de maio e, pensando nisso, momentos antes da data comemorativa, o 5º ano A da Escola Municipal Fátima Augusta Bosa, em Carambeí, sob coordenação da professora de Arte, Mafalda Fernandes Marcondes, deu continuidade ao projeto Abelh’Arte. Desta vez, o objetivo foi entender mais sobre a vida desta espécie indispensável a nossa vida.
“A função principal das abelhas é a polinização. O papel das abelhas nesse processo é crucial, isso significa que sem as abelhas muitos dos frutos silvestres não existiram. O desparecimento das abelhas possivelmente ocasionaria enormes dificuldades em produzir comida para toda a população do mundo. Estudamos, durante as aulas, sobre o funcionamento da colmeia, a autonomia das abelhas e o ciclo do mel. Descobrimos, também, algumas curiosidades sobre elas. Como os alunos também haviam pesquisa sobre o tema, as aulas foram muito interessantes”, destaca a docente.
Segundo a educadora, a empolgação tomou conta da turma quando houve a descoberta das cores das abelhas – que, elenca Mafalda, é um animal com 20 mil espécies estimadas, fazendo parte de estudos e monitoramentos por institutos científicos e proteção ambiental. Nessa toada, o estudo com os alunos abordou questões como a variedade de espécies, colorações, presença de listras, tamanhos, complexidade biológico, além de seu papel indispensável no ecossistema, com foco na polinização, sendo responsáveis por 75% das colheitas globais devido a esse fator, conforme complementa a professora.
“Os alunos produziram desenhos à partir do que foi estudado durante as aulas e, esses desenhos, foram colocados em exposição no Paço Municipal, para serem apreciados pela população. Houve grande empenho e animação durante a produção dos trabalhos”, cita a docente. Para fechar a pesquisa, houve uma saída a campo, ao Ponto do Mel.
No local, Mafalda e turma foram recebidos pelo apicultor Márcio Backman, secretária municipal de Educação Kátia Harms, além dos coordenadores Andreia Podolan e João Svierkoski. “Com grande domínio da prática da apicultura, Márcio nos mostrou curiosidades sobre a vida das abelhas. Foi fantástico ver os alunos rodeando o apicultor e vendo, na prática, o que vimos em sala de aula sobre as abelhas. Experimentar o pólen, geleia real e mel, foram algumas das situações práticas vividas pelos alunos”, conclui a educadora.
Acesse o blog escolar da Escola Fátima Augusta Bosa clicando aqui.