Aula do Vamos Ler contribui no estudo de energias em Castro
Quinto ano B da Escola Doutor Vicente Machado pôde, através de videoaula do projeto, trabalhar de forma ampla e efetiva sobre gerações renovável e não renovável
Publicado: 05/10/2021, 17:57
Quinto ano B da Escola Doutor Vicente Machado pôde, através de videoaula do projeto, trabalhar de forma ampla e efetiva sobre gerações renovável e não renovável
O 5º ano B da Escola Municipal Doutor Vicente Machado, em Castro, sob coordenação da professora Naionara Pacheco, desenvolveu uma atividade através da videoaula do Vamos Ler – Geração Digital que abordava sobre as fontes de energia renováveis. A docente destaca os principais pontos do trabalho com os alunos, através de diversos recursos.
“No dia 1 de outubro foram realizadas atividades com o conteúdo ‘energias renováveis e não renováveis’, utilizando recursos digitais, no modelo de planejamento reverso, onde os objetivos eram identificar os tipos de energias existentes no Brasil e no mundo; relacionar cada tipo de energia a sua matriz; diferenciar a energia renovável e não renovável; compreender o uso das tecnologias e ferramentas a favor do conhecimento e aprendizagem, bem como realizar leitura e interpretação de texto, gráficos e tabelas”, aponta a educadora.
Assim, Naionara cita o recurso enviado pelo Vamos Ler – Geração Digital no grupo do WhatsApp do projeto: a videoaula que ajudou os alunos a visualizarem e/ou lessem a matéria sobre tipos de energias, fazendo um resumo da reportagem. O material, conforme explica a professora, acrescentou o conteúdo e reforçou o que os alunos já tinham visto por leituras e atividades realizadas nas semanas anteriores. Então, no dia 1º de outubro, houve uma nova experiência didática.
“Eles foram divididos em quatro estações de atividade. A estação 1 era criação de um podcast, em que os alunos deveriam fazer a apresentação do grupo, contar o nome dos integrantes e fazer a leitura de seus resumos da reportagem. Neste mesmo momento, outros grupos realizavam atividades simultâneas, como na estação 2, em que os alunos fizeram a leitura de um texto que teriam acesso pela leitura do código QR Code”, cita a docente.
Já na estação 3, leitura e associação de dados de tabelas referentes aos dados dos gráficos das matrizes de energia e brasileira foram trabalhados – conforme pontua a educadora – fechando com a estação 4, onde houve a resposta de um questionário e caça-palavras através do WordWall.
“Após 20 minutos de realização da atividade específica, higienização das carteiras e aparelhos, devido aos protocolos de prevenção à covid-19, os alunos ‘rotacionavam’ e trocavam de atividades. Assim, todos realizaram as mesmas atividades, em ordem diferente. Em todos estes recursos foram utilizados os tablets como ferramenta a favor do ensino”, complementa Naionara.
Fechando as atividades, houve a apresentação da ferramenta Jamboard, para criação de um painel sobre a importância das energias renováveis para o planeta, com prazo até o dia 5 de outubro. Segundo a professora, o tempo é para “oportunizar aos alunos que não tem aparelhos em casa, ou que apresentaram dificuldades no uso dele, possam fazer na escola utilizando os tablets ou computadores, fixando assim o conteúdo trabalhado em sala de aula de forma lúdica, prazerosa e enriquecedora”, conforme explana a docente.
“Assim como Paulo Freire e David Ausebel mencionam, a aprendizagem significativa só acontece quando o aprendiz relaciona os novos conhecimentos adquiridos àqueles que ele já possui previamente. E, neste processo, o aprendiz é o centro de todas as descobertas e nós, professores, os seus mediadores. Os alunos gostaram desta experiência onde reforçaram seus conhecimentos de forma dinâmica e de muito aprendizado tecnológico e social ao refletir sobre importância das energias limpas em nosso planeta”, conclui a educadora.
Acesse o blog escolar da Escola Doutor Vicente Machado clicando aqui.