Sozim lidera produção de uva na região e diversifica atividades | aRede
PUBLICIDADE

Sozim lidera produção de uva na região e diversifica atividades

Vitivinícola produz entre 50 e 60 toneladas de uva por ano em Ponta Grossa. Empresa está investindo na ampliação da industrialização e na produção de vinhos finos

Expectativa é de colher entre 50 e 60 toneladas de uva nesta safra
Expectativa é de colher entre 50 e 60 toneladas de uva nesta safra -

Fernando Rogala

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A uva é uma das frutas mais antigas e versáteis que existe. Com registros há mais de 8 mil anos, ela é cultivada em todo o mundo, com espécies que se adaptam aos diferentes climas, inclusive no Brasil, do Sul ao Nordeste. O Estado do Paraná, por exemplo, produziu 30 mil toneladas de uvas de mesa em 2024, das quais cerca de 150 toneladas foram produzidas em Ponta Grossa. Cerca de um terço dessa produção do município é produzida pela Vitivinícola Sozim, localizada no bairro Colônia Dona Luiza, reconhecida como a maior produtora de uva da região.

VÍDEO
aRede.info
Vitivinícola, que é a maior produtora de uvas da região, amplia a industrialização para agregar valor e inicia a produção de vinhos finos.Veja os detalhes no... | Autor: aRede.info
  

Instalada na Chácara Sozim, a vitivinícola conta com quatro grandes parreirais, onde estão plantadas cerca de 11 mil pés de uva (parreiras). As uvas mais plantadas são a Niágara Branca e a Niágara Rosada, além da Bordô, utilizada para sucos e derivados, como cucas e geléias. Neste ano, a estimativa é de produção entre 50 e 60 toneladas, das quais 20% serão destinadas para a indústria, para a produção de sucos e vinhos. Os outros 80% serão vendidos in natura, especialmente na Feira da Uva, onde a Sozim espera comercializar entre 10 e 15 toneladas. O restante é comercializado na própria sede, que é aberta ao público, e junto a parceiros.

GALERIA DE FOTOS

  • Vitivinícola Sozim é a maior produtora de uvas da região
    Vitivinícola Sozim é a maior produtora de uvas da região
  • Sérgio Sozim destaca a alta qualidade das uvas nesta safra
    Sérgio Sozim destaca a alta qualidade das uvas nesta safra
  • Sérgio Sozim mostra a produção de uvas do tipo Chardonnay
    Sérgio Sozim mostra a produção de uvas do tipo Chardonnay
  • Sérgio Sozim mostra a produção de uvas do tipo Chardonnay
    Sérgio Sozim mostra a produção de uvas do tipo Chardonnay
  • Loja dentro da propriedade vende vinhos, sucos e outros derivados
    Loja dentro da propriedade vende vinhos, sucos e outros derivados
  • Loja dentro da propriedade vende vinhos e sucos
    Loja dentro da propriedade vende vinhos e sucos
  • Entre os produtos fabricados pela Sozim estão as geléias
    Entre os produtos fabricados pela Sozim estão as geléias
  • Local também produz e comercializa cuca de uva
    Local também produz e comercializa cuca de uva
  • Expectativa é de colher entre 50 e 60 toneladas de uva nesta safra
    Expectativa é de colher entre 50 e 60 toneladas de uva nesta safra
  • Expectativa é de colher entre 50 e 60 toneladas de uva nesta safra
    Expectativa é de colher entre 50 e 60 toneladas de uva nesta safra
  • Expectativa é de colher entre 50 e 60 toneladas de uva nesta safra
    Expectativa é de colher entre 50 e 60 toneladas de uva nesta safra
  • Expectativa é de colher entre 50 e 60 toneladas de uva nesta safra
    Expectativa é de colher entre 50 e 60 toneladas de uva nesta safra
  • Sérgio Sozim mostra a produção de uvas do tipo Chardonnay
    Sérgio Sozim mostra a produção de uvas do tipo Chardonnay
  

A Vitivinícola hoje é comandada pelos irmãos Rafael Sozim, engenheiro florestal, Marcello Sozim e Fernando Sozim, engenheiros agrônomos. Além da formação científica, eles herdaram o amor aos parreirais e o conhecimento prático do pai, Sérgio Sozim, que comandou a Chácara por décadas. Sérgio é filho de Luiz Sozim, o migrante e patriarca da família que saiu de Caxias do Sul (RS) para fazer história em Ponta Grossa. “Era uma região de mato. Então o pessoal vinha, tinha que destocar tudo na base do enxadão, da picareta, do machado, e aí plantaram os primeiros parreirais. Primeiramente, o meu pai, Luiz Sozim, juntamente com o senhor João Madalosso, formaram uma sociedade. Meu pai começou a plantar em 1965; ele comprou essa propriedade em 1956”, recorda Sérgio Sozim. 

Hoje, a Chácara Sozim possui um total de 18 alqueires, dos quais 12 alqueires são destinados para lavouras e os cinco restantes para as outras atividades. Três alqueires estão preenchidos com os parreirais, e o restante abriga o pesque e pague e os dois restaurantes, além das casas da família. Desde 2001, detalha Rafael Sozim, a propriedade está aberta ao público, onde a família vende as uvas e os derivados, como os vinhos de mesa, geléias, cucas e suco. Hoje, a Sozim é a única vitivinícola da região registrada no MAPA.

Como a janela de comercialização da uva é muito curta, em um espaço entre meados de dezembro e os meses de janeiro e fevereiro, a família está investindo na ampliação da industrialização. Por ano, hoje a Vitivinícola produz cerca de 10 mil litros de suco de uva, além de aproximadamente 7 mil litros de vinhos de mesa seco e suave branco, rosê e tinto, bem como as geléias, produtos que podem ser comercializados o ano todo, agregando valor à produção e gerando maior renda por um período maior.  “Também estamos adequando novas variedades para o suco aqui na propriedade, entre elas, a Carmem, a Magna e a Lorena”, explica Rafael. Enquanto a Carmem começa a produzir, as outras duas começarão a dar os frutos no próximo ano.

VINHOS FINOS

A mais nova aposta da Vitivinícola, no entanto, é nos vinhos finos. Em uma área específica, foram plantadas as espécies Chardonnay, Merlot e Pinot Noir. Este será o terceiro ano de produção dos vinhos finos na Sozim. “Nós estamos aqui em uma área experimental ainda de vinhos finos, vendo quais se adaptam melhor na região. Então, hoje nós já estamos com três variedades produzindo. Tivemos um bom resultado com a uva Merlot e a uva Chardonnay, e estamos estudando outras variedades para implantar, a fim de teste. E futuramente queremos expandir essa produção de vinhos finos”, detalha Marcello Sozim. Esses vinhos são comercializados no restaurante da família, o Sozim Galeto, localizado dentro da chácara.

Como Marcello detalha, essa produção de vinhos finos é mais criteriosa, com os parreirais produzindo qualidade, ao invés de quantidade. “Por exemplo, nessa área de Chardonnay, no ano passado, eu tirei 70 garrafas de vinho. Então é pouco: a gente visa mais qualidade, por isso que os vinhos finos têm um valor agregado maior”, detalha Marcello, revelando a intenção, inclusive, de produzir espumantes. Segundo ele, a área tem um solo muito parecido com o da Serra Gaúcha, a mais aclamada do Brasil, que produz alguns dos melhores espumantes do mundo.

Para ampliar essa produção de vinhos finos, novos investimentos deverão ser feitos na propriedade. “Possivelmente vamos ter que ampliar, porque no processo de vinho fino, nós temos que envelhecer. Então vamos ter que fazer uma sala de envelhecimento, talvez com barricas de madeira. Ou novas tecnologias, ou os tanques de concreto, se a gente aumentar essa produção”, acrescentou Marcello Sozim.

SABOR

Se a família Sozim segue fazendo testes para encontrar as melhores castas para produzir vinhos finos na propriedade, as uvas de mesa são uma realidade: o solo e o clima ponta-grossense se mostraram ricos em transmitir muito sabor às frutas. “O clima aqui também foi propício para essa questão da doçura da uva. Portanto, é o que o pessoal elogia muito nas uvas, porque consideram algumas das melhores e mais doces do Brasil. E, de fato, ela é muito doce. Então, essas características de manejo, de solo e clima deixam nossas uvas muito especiais”, finaliza Sérgio Sozim.

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right