UEPG é reconhecida na categoria mais alta do Selo Clima Paraná
A inscrição no programa elenca ações, metas e certificações nas áreas ambiental, social e de governança referentes ao ano de 2024
Publicado: 03/12/2025, 15:50

A Comissão de Avaliação da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest) reconheceu a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) com o Selo Clima Paraná. A instituição foi contemplada com a outorga na Categoria A – a mais alta possível. A inscrição no programa foi efetuada pela Diretoria de Gestão Ambiental da Pró-reitoria de Planejamento (Proplan-DGA) e elenca ações, metas e certificações nas áreas ambiental, social e de governança referentes ao ano de 2024.
Para atingir a pontuação, a UEPG obteve uma certificação, alcançou três metas e realizou 37 ações. Entre eles, estão o Selo Resgata, o mapeamento das espécies arbóreas do Campus Uvaranas e o evento Arboriza PG 2024, que distribuiu mais de 12 mil mudas e arrecadou 550 kg de alimentos. Outra exigência para obtenção Selo Clima é a declaração de emissão de gases de efeito estufa no período considerado, de modo a contribuir para um levantamento estadual das emissões de Dióxido de Carbono Equivalente (CO2e). Para isso, foi necessário um levantamento do consumo de energia elétrica, consumo de combustíveis pela frota de veículos e consumo de combustíveis decorrentes das demais atividades no ano de 2024.
O Diretor de Gestão Ambiental da UEPG, Flávio Pacholok, destaca a importância que essa certificação agrega: “insere a UEPG, oficialmente, no cenário paranaense dos órgãos públicos que são exemplo de sustentabilidade e comprometimento com o combate ao Efeito Estufa, às Mudanças Climáticas e também com a busca dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, um conjunto de 17 metas globais adotadas pela ONU para promover o desenvolvimento sustentável até 2030, buscando acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e garantir que todas as pessoas desfrutem de paz e prosperidade”, explica.
A pró-reitora de Planejamento, professora Andrea Tedesco, ressalta que o recebimento do Selo Clima vem coroar todas as ações que a gestão tem empreendido. “Desde 2018, buscamos adotar as melhores e mais sustentáveis práticas nas atividades. A criação da DGA junto à Proplan possibilitou que tenhamos um órgão com o olhar voltado para as questões ambientais, de sustentabilidade, de gerenciamento de resíduos, licenciamentos, dentre tantas outras relacionadas à temática. Hoje temos um órgão dedicado, diariamente, a estas questões, solucionando demandas antigas, propondo novas metodologias e realizando ações efetivas”, defende a pró-reitora.
“Nós somos o bem que fazemos. As pessoas que estão aqui recebendo esse importante selo fizeram o bem e foram certificados como empresas, municípios e instituições ambientalmente corretas, que fazem a diferença. A sustentabilidade tem o rosto do futuro, o olhar da esperança e de uma Paraná cada vez mais verde”, disse o secretário de Desenvolvimento Sustentável do Paraná, Rafael Greca. A premiação aconteceu na noite de terça-feira (2), em Curitiba, no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep). A UEPG foi representada pelo diretor de Gestão Ambiental e pela pró-reitora de Planejamento.
O SELO
Com o compromisso de combater às mudanças climáticas e reduzir as emissões de gases de efeito estufa, o estado do Paraná, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável (Sedes), deu origem ao Selo Clima Paraná. O Selo é o Registro Público Estadual de Emissões de Gases de Efeito Estufa, previsto na Política Estadual de Mudanças Climáticas, estabelecida pela Lei Estadual nº 17.133/2012 e disciplinada pela Resolução nº 54/2025, tem como objetivo reconhecer as boas práticas ESG desenvolvidas pelas organizações paranaenses, bem como acompanhar os resultados do monitoramento e medidas de mitigação de gases de efeito estufa. O Selo Clima Paraná é realizado desde 2015.
GALERIA DE FOTOS
LEIA UM RESUMO DESTA MATÉRIA:
UEPG recebe Selo Clima Paraná – Categoria A: A Universidade Estadual de Ponta Grossa foi reconhecida pela Sedest com o Selo Clima Paraná na Categoria A, a mais alta, após inscrição feita pela Diretoria de Gestão Ambiental da Proplan, com base em ações, metas e certificações nas áreas ambiental, social e de governança referentes a 2024.
Ações e resultados em sustentabilidade: Para alcançar a pontuação, a UEPG obteve uma certificação, bateu três metas e realizou 37 ações, como o Selo Resgata, o mapeamento das espécies arbóreas do Campus Uvaranas e o evento Arboriza PG 2024, que distribuiu mais de 12 mil mudas e arrecadou 550 kg de alimentos. A universidade também declarou suas emissões de gases de efeito estufa, levantando dados de consumo de energia e combustíveis para compor o inventário estadual de CO₂ equivalente.
Importância do selo e contexto do programa: A direção da UEPG destaca que o selo insere a universidade no grupo de instituições públicas exemplo em sustentabilidade, alinhadas ao combate às mudanças climáticas e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Criado pelo governo do Paraná em 2015, o Selo Clima Paraná reconhece boas práticas ESG e integra o Registro Público Estadual de Emissões de Gases de Efeito Estufa, previsto na Política Estadual de Mudanças Climáticas.
Com informações da assessoria de imprensa.
























