Humai-UEPG inaugura Casa da Acolhida com investimento de R$ 42,8 mil em Ponta Grossa
A cerimônia de inauguração foi realizada no saguão do atendimento pediátrico do Humai
Publicado: 01/12/2025, 17:39

A partir de agora, as mães com crianças internadas na UTI Neonatal do Hospital Universitário Materno-infantil da Universidade Estadual de Ponta Grossa (Humai-UEPG) terão um espaço mais aconchegante enquanto aguardam a plena recuperação dos pequenos. Isso, porque na última sexta-feira (28) foi inaugurada mais uma unidade da Casa da Acolhida. O investimento de R$ 42.800 provém de doações da comunidade, intermediadas pela Associação dos Amigos do HC. A cerimônia de inauguração foi realizada no saguão do atendimento pediátrico do Humai.
O vice-reitor da UEPG, professor Ivo Mottin Demiate, destacou a segunda unidade da Casa da Acolhida, já que o Hospital Universitário Geral (HU) conta com um espaço semelhante utilizado como apoio para pacientes e familiares. “Vai ser mais uma forma de humanizarmos o atendimento e de oferecer um cuidado especial para as famílias para além dos recém-nascidos que já estão sob os nossos cuidados”, afirma. Ele disse ainda que se trata de um espaço simbólico, mas bem significativo, já que a UEPG sempre preza pela qualidade dos serviços na área da saúde.
“Essa reforma contou com o patrocínio da KMM, das Farmácias Panvel, da Associação dos Professores Aposentados da UEPG e dos demais associados”, destaca o presidente da Associação Amigos do HC, Nelson Canabarro. Segundo ele, o espaço é ofertado para que pelo menos nesse tempo que as mães estão com dificuldades com seus filhos, elas possam tomar um banho quente, se reconfortar e enfrentar a batalha que tem que enfrentar. “A Associação se presta para esse serviço de humanização dos hospitais universitários. Conseguimos mobilizar recursos com a comunidade e graças a Deus conseguimos fazer esse trabalho”, completa.
CONFIRA A ESTRUTURA POR DENTRO:
GALERIA DE FOTOS
Representando a Prefeitura de Ponta Grossa na cerimônia, a presidente da Fundação Municipal de Saúde, Lilian Cristina Brandalise, ressaltou a parceria entre o município e a UEPG em diversas ações em prol da saúde da população. “Para nós, que somos SUS, é imprescindível essa parceria e o trabalho tão importante da Universidade por meio dos seus Hospitais que cuidam dos nossos pacientes. Essa Casa da Acolhida é fantástica, porque mostra o compromisso da UEPG em cuidar melhor das pessoas e humanizar o atendimento. Com certeza, no momento dessa mãe amamentar, esse cuidado vai refletir”, garante.
Nova Casa da Acolhida do Humai tem capacidade para até seis pessoas
Em um espaço completamente reformulado, a Casa da Acolhida do Humai possui quatro camas e duas poltronas reclinadas, para atender até seis mães. Diferente da Casa da Acolhida do HU, na nova unidade é possível o pernoite, devido à complexidade da internação neonatal. Além disso, o espaço também conta com banheiro, chuveiro, lavanderia, micro-ondas, televisão e ar-condicionado.
“O acolhimento das mães, a partir de agora, será feito de maneira planejada, com móveis modernos, espaço novo e ventilado. É um ganho importantíssimo e um grande plus para o nosso Hospital Materno-infantil”, afirma a diretora-geral dos HU-UEPG, professora Fabiana Postiglioni Mansani. Ela destaca também que o principal critério para a atualização da Casa é a internação de pacientes na UTI Neonatal. “Nossa equipe do Serviço Social do Humai é quem vai acompanhar o atendimento, a permanência e as necessidades delas de alimentação, higiene e cuidado”, completa. Segundo ela, a parceria com a Associação dos Amigos do HC com os Hospitais Universitários da UEPG é importante para que ambientes como a Casa da Acolhida do Humai estejam sempre sendo renovados, revitalizados e oferecidos para a comunidade atendida pelos HUs.
Com informações da assessoria de imprensa.




























