Estudante de Direito da UEPG participa da COP-30 e reforça protagonismo juvenil | aRede
PUBLICIDADE

Estudante de Direito da UEPG participa da COP-30 e reforça protagonismo juvenil

Participação do estudante foi na Zona Verde, Cúpula dos Povos e Marcha Global pelo Clima

Raul Zainedin é acadêmico do primeiro ano de Direito da UEPG
Raul Zainedin é acadêmico do primeiro ano de Direito da UEPG -

Publicado por Lucas Veloso

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Acadêmico do primeiro ano de Direito da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Raul Zainedin da Rocha participou da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, que ocorreu na cidade de Belém (PA) e contou com a presença de 195 países e mais de 42 mil participantes. Raul esteve no evento de 11 a 19 de novembro e representou o Comitê Nacional de Participação dos Adolescentes (CPA), com atuação em uma série de atividades e foco na importância do protagonismo infanto-juvenil na elaboração de políticas públicas socioambientais.

A participação do estudante foi na Zona Verde, Cúpula dos Povos e Marcha Global pelo Clima, como integrante do CPA, que integra o Conselho Nacional dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes. Na Zona Verde, ele participou do Mural do Clima, uma roda de conversa com a Organização dos Estados Ibero-Americanos sobre participação infanto-juvenil, o lançamento do Protocolo Nacional para Defesa de Crianças e Adolescentes em Risco de Desastres Naturais, em conjunto com a ministra dos Direitos Humanos, Macaé Evaristo.

Já a Cúpula dos Povos reuniu ativistas e grupos originários de todo o país que avaliam mazelas e problemas enfrentados e, ao final, escrevem uma carta para o presidente da COP. A participação de Raul foi na Cúpula das Infâncias e esteve junto com o ministro Guilherme Boulos, a ministra Sonia Guajajara e a ministra Marina Silva. “Participamos de uma cerimônia com o Ministro da Saúde. Fiquei muito feliz, particularmente, de ter conhecido a deputada federal Erika Hilton, né?”, conta Raul.

A participação na Marcha Global pelo Clima foi um momento histórico para Raul, afinal, foi a maior já realizada nas COPs pelo mundo. O evento reuniu mais de 75 mil pessoas, que percorreram 5 km em prol do clima. “Foi algo realmente marcante para mim e eu acho que isso que é o verdadeiro significado da COP do Brasil. A COP do Brasil é a COP da juventude e a COP dos povos. Então, a gente ter uma cúpula, a gente ter, aliás, uma marcha global pelo clima que reuniu mais de 75.000 pessoas e que ficou para a história, com certeza é algo que indiscutivelmente define a COP do Brasil, porque foi muito bonito”, defende o aluno.

Durante as atividades, Raul tinha como missão reforçar a importância das crianças e adolescentes participarem da discussão sobre as mudanças climáticas. “Se crianças e adolescentes não participam das decisões que moldam esse futuro, nós estamos diante de um desastre ainda mais cruel, que é darmos um planeta em catástrofe sem termos a oportunidade de discutir sobre ele”, argumenta Raul. “A gente fala sobre participação ativa e efetiva. Enfim, a gente participar da construção das políticas públicas”, conclui.

A jornada até a COP

O Comitê Nacional de Participação dos Adolescentes é um grupo composto por 47 adolescentes do Brasil inteiro que funciona de forma consultiva no Conselho Nacional dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes. Raul integra o CPA desde 2020 e está na sua terceira gestão. O estudante foi indicado pelo Estado do Paraná por duas vezes consecutivas e eleito por seleção virtual na terceira gestão.

“Então é algo que realmente mostra essa transformação e transversalidade da pauta da infância e adolescência e também mostra como a nossa participação é necessária e fundamental em todos os espaços. As pessoas costumam acreditar que o adolescente só tem a aprender e não a contribuir, mas quando nós estamos nesses ambientes, nós mostramos que também temos a contribuir”, explica.

Trabalhos na UEPG

Dentro da UEPG, Raul integra o o Núcleo de Estudos, Pesquisas, Extensão e Assessoria sobre Infância e Adolescência (Nepia) e tem sua iniciação científica orientada pela professora Cleide Lavoratti. “Ele já traz na sua trajetória essa participação. A sua inserção na UEPG potencializou a participação, quando ele se insere no Nepia. Ele foi estimulado a continuar participando dos eventos, levando a voz da juventude e dos adolescentes, incidindo sobre políticas públicas ambientais”, explica a professora. Para Cleide, é uma felicidade ter Raul como representante da UEPG. A pesquisa de iniciação científica de Raul retrata a importância do protagonismo infanto-juvenil na elaboração de políticas públicas socioambientais. 

Uma das linhas de atuação do Nepia busca incentivar o Protagonismo Juvenil na construção de políticas de garantia dos direitos humanos de crianças e adolescentes
Uma das linhas de atuação do Nepia busca incentivar o Protagonismo Juvenil na construção de políticas de garantia dos direitos humanos de crianças e adolescentes |  Foto: Arquivo Pessoal.

As prioridades e os objetivos do Nepia são a reflexão, a produção e a sistematização de conhecimento científico sobre as múltiplas expressões da questão social relacionadas à criança e ao adolescente. Também fazem parte das atividades do Nepia o assessoramento a órgãos de proteção no planejamento de programas e projetos que construam estratégias para o trabalho com famílias, crianças e adolescentes, para enfrentamento às violências e aperfeiçoamento do atendimento na rede de proteção; construção de um ambiente de troca de conhecimentos entre as organizações que prestam serviços e garantem os direitos de crianças e adolescentes; e o desenvolvimento de atividades extensionistas de estudo e capacitação no trabalho com crianças e adolescentes.

Participações nacionais 

A COP não é a primeira participação de Raul em eventos de expressão nacional. Entre 9 e 11 de abril deste ano, ocorreu o VI Encontro Nacional Enacon (Escola Nacional de Conselhos), que contou com a presença da Ministra dos Direitos Humanos e Cidadania, Macaé Evaristo. Durante o período da tarde do dia 9, Raul foi palestrante no painel sobre “O Papel das Escolas de Conselhos na Política de Formação Continuada”, no Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania.

No dia 10, ele discursou na mesa de abertura no lançamento do programa “Crescer em Paz”, no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) – Palácio da Justiça. O acadêmico de Direito e bolsista do Nepia dividiu a mesa de autoridades com o Ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, Secretária Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos, Marta Machado, Secretária de Direitos Digitais, Lílian Cintra de Melo e Secretária Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, Pilar Lacerda. Durante a fala, foram abordadas as dificuldades para crescer em paz no Brasil, analisando a democracia participativa como fator fundamental no combate a problemáticas que impossibilitam a efetivação dos direitos infantojuvenis no país.

GALERIA DE FOTOS

  • Estudante de Direito da UEPG participa da COP-30 e reforça protagonismo juvenil
  • Estudante de Direito da UEPG participa da COP-30 e reforça protagonismo juvenil
  • Estudante de Direito da UEPG participa da COP-30 e reforça protagonismo juvenil

Já no dia 11, o Comitê de Participação de Adolescentes, do qual o acadêmico faz parte, visitou o Acampamento Terra Livre em Brasília, onde puderam conhecer culturas e ativistas indígenas que lutam pela demarcação das terras indígenas brasileiras e pela segurança e preservação ambiental. Tiveram a oportunidade de dialogar com a Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e com a Ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara.

Com informações da assessoria de imprensa.

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right