Operação Sinergia III integra forças de segurança em Ponta Grossa nesta quarta | aRede
PUBLICIDADE

Operação Sinergia III integra forças de segurança em Ponta Grossa nesta quarta

Eventou aconteceu na Praça Barão do Rio Branco, no Centro e reuniu autoridades, agentes e populares

Autoridades se reuniram durante a Operação Sinergia III em Ponta Grossa
Autoridades se reuniram durante a Operação Sinergia III em Ponta Grossa -

João Victor

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O evento que marca a integração entre a Polícia Militar (PMPR), Polícia Civil (PCPR), Polícia Penal (PPPR) e Polícia Científica (PCIPR), denominado Operação Sinergia III, realizado na Praça Barão do Rio Branco, no Centro, na tarde desta quarta-feira (5), reuniu agentes e autoridades com o objetivo de fortalecer a segurança nos Campos Gerais e no Centro do Estado.

O lançamento da operação aconteceu por meio da Secretaria de Segurança Pública (Sesp) e das forças de segurança do Paraná, e contou com a participação do secretário da Segurança Pública do Estado, Hudson Leôncio Teixeira.

Secretário Municipal de Segurança Pública, Guilherme Rangel

Conforme o secretário de Segurança Pública da cidade de Ponta Grossa, Guilherme Rangel, a operação contou com “dois helicópteros sobrevoando a cidade, cerca de 70 viaturas e 300 policiais, e reuniu o secretário de Segurança do Estado, o coronel Hudson, o delegado-geral, o comandante-geral da PM, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros e toda a cúpula da Segurança do Estado”.

Ao longo do dia, as forças de segurança atuaram em outras regiões da cidade, conforme disse Rangel: “A gente também ajudou já cedo nos departamentos penitenciários, nos presídios. A gente fez operações lá ao longo do dia todo também, trocando informações, inteligência, e a partir de agora, essa Operação Saturação. Então vocês vão ver centenas de viaturas espalhadas ao longo de todo o município, né? Pra que a gente possa mostrar à população essa integração, essa sinergia entre as tropas, mostrando que a gente tem, sim, aqui no município de Ponta Grossa, no Estado do Paraná, segurança pública efetiva”, disse.

Indagado sobre o objetivo da operação, o secretário pontuou: “Essas operações são para mostrar à população a presença ostensiva da polícia. A gente tem o trabalho de inteligência, tem o trabalho de repressão, mas aqui o objetivo é mostrar essa possibilidade, esse trabalho preventivo, ostensivo da polícia. Você pode ver aqui o que mostra bem a integração [...] Então esse é o nosso grande objetivo, integrar e mostrar à população a presença do Estado. Mostrando aqui no Paraná e no município de Ponta Grossa que a gente tem segurança, sim, aqui a gente nunca vai perder a mão pra criminalidade.”

Conforme o secretário, a operação seguirá durante toda a semana nos Campos Gerais: “Bom, a operação começou na segunda-feira, vai a semana toda, né? Então ela já teve em Telêmaco Borba, Carambeí, e depois, na segunda-feira, tem outros municípios, Guarapuava e tudo mais”, completou.

Delegado-chefe da 13ª Subdivisão Policial, Nagib Nassif Palma

O delegado-chefe da 13ª Subdivisão Policial, Nagib Nassif Palma, também esteve presente na solenidade e falou sobre a visão da Polícia Civil de Ponta Grossa e como o órgão irá auxiliar na segurança da cidade. “Aqui é, logicamente, uma representação, é um ponto para mostrar à comunidade toda a força da polícia, toda a estrutura, toda a união e mostrar a integração. [...] Obviamente, hoje vai ter uma ação, terão ações de prevenção, de abordagem, de coletas de informação, conscientização, enfim, mostrando o que funciona para a segurança da polícia. Pela parte da Polícia Civil, que ela é investigativa, hoje seria mais coleta de informações”, disse o delegado.

Ao ser questionado sobre os últimos casos de criminalidade que aconteceram em Ponta Grossa nos últimos dias, o delegado comentou: “Nós estamos em uma fase no Paraná, de modo geral, Campos Gerais também, e Ponta Grossa, um dos exemplos, talvez os primeiros, de baixa de criminalidade. [...] Nós beiramos 70% de baixa de homicídios. Baixou roubo, baixou furto, baixaram os crimes mais graves, quase todos. As polícias estão agindo todo dia.”

O delegado também afirmou que a criminalidade não vai deixar de existir, mas que a polícia tem trabalhado para combater essas ações. “Aí é até uma ingenuidade achar que não. Aconteceu um crime ontem, mais complexo, e aí a segurança está ruim. Óbvio que não. Você acha que não vai ter crime? Onde tiver gente, onde tiver ser humano, infelizmente terá crime. Mas as polícias estão para cima. Nós estamos preparados para atuar sempre [...] A população pode confiar. Se alterar a criminalidade, não tem problema. Nós vamos para cima. O que eu prometo, nós vamos para cima. Todas as polícias vão para cima”, completou o delegado.

Comandante da Guarda Civil Municipal, Alessandro de Macedo

Para o comandante da Guarda Civil Municipal (GCM), Alessandro de Macedo, a presença da guarda municipal entre as autoridades representa o reconhecimento e o respeito à instituição. “Isso mostra o quanto nós estamos preparados. Hoje nós temos 403 guardas municipais na nossa direção, trabalhando 24 horas em prol da segurança pública do nosso município.”

E completou: “A presença do coronel Hudson aqui mostra que a nossa cidade de Ponta Grossa realmente está no caminho certo da segurança pública. Porque ela é um modelo dentro do Estado do Paraná. Então aqui em Ponta Grossa nós temos realmente a união dos órgãos de segurança. E funciona desse jeito.”

EVENTO - A ação reuniu, além dos agentes, famílias, com atividades voltadas ao público infantil, banda com músicas ao vivo e vários estandes espalhados pela praça, mostrando o trabalho das organizações de segurança, como no estande da Guarda Civil, com exposições de equipamentos não letais, como armas longas, esparthes (aparelhos de choque), arma calibre 12 utilizada com munição menos letal, além do equipamento operacional utilizado pelo ROES e outros objetos.

Estandes da Polícia Civil montado na Praça Barão do Rio Branco
Estandes da Polícia Civil montado na Praça Barão do Rio Branco |  Foto: Luis Pires/aRede.
  

A Guarda Civil também aproveitou para exibir uma das novas motocicletas que serão usadas em operações e resoluções de casos, além da exposição de veículos utilizados nas décadas de 1970 e 1980 pela Polícia Civil e pela Polícia Militar.

GALERIA DE FOTOS

  • Operação Sinergia III integra forças de segurança em Ponta Grossa nesta quarta
  • Operação Sinergia III integra forças de segurança em Ponta Grossa nesta quarta
  • Operação Sinergia III integra forças de segurança em Ponta Grossa nesta quarta
  • Operação Sinergia III integra forças de segurança em Ponta Grossa nesta quarta
 
PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right