Colônia Sutil celebra Dia das Crianças com festa para mais de 40 pequenos
Comemoração ocorreu na associação dos moradores da Colônia Sutil
Publicado: 15/10/2025, 10:56

No último dia 12, o tempo assustou, mas não desanimou as famílias que participaram da homenagem a Nossa Senhora Aparecida e Nossa Senhora de Fátima, além da festividade para as crianças no Quilombo Sutil, em Ponta Grossa. Em torno de 40 crianças pela sede da associação dos moradores da Colônia Sutil e participaram da ação social, organizada pelas moradoras Bruna Rodrigues e Adriele Crislaine de Jesus. Pela manhã, os devotos das duas santas homenageadas assistiram a celebração na gruta local, onde ficam os altares.
“Nós entregamos diversos doces para mais de 40 crianças da comunidade e da Colônia Santa Cruz, que também participavam, pois sempre tem uma criançada de fora”, diz Bruna que já realiza a festividade na sede da associação da Colônia Sutil há três anos. Com a ajuda da cunhada Adriele, elas buscam doações nos estabelecimentos comerciais do entorno da comunidade do quilombo, assim como incentivam a sociedade local a doarem brinquedos para serem distribuídos entre os pequenos.
Para Andriele, que mora na Colônia Sutil há mais de 30 anos e é casada com um descendente quilombola, fazer parte desta comissão é sentir a alegria e o afeto envolvidos. “Eu tenho três filhos e para mim que sou da comunidade, é muito gratificante fazer esses encontros e comemorações para os nossos parentes. Eu vejo o olhar das crianças, cheio de gratidão por não terem sido esquecidas. Isso aquece o coração da gente”, comenta Adriele.
O Natal e a Páscoa também recebem a mesma atenção das duas. Em dezembro de 2024, elas buscaram a parceria dos Correios para que as crianças pudessem se beneficiar com a campanha Papai Noel dos Correios, escrevendo as suas cartinhas ao bom velhinho. A ação, de nível nacional, tem como objetivo incentivar o interesse pelo aprendizado da escrita de cartas pelas crianças e estimular o desenvolvimento de habilidades cognitivas e emocionais. Para que tudo possa se tornar realidade, os Correios contam com a ajuda de milhares de padrinhos e madrinhas dispostos a fazer a magia do Natal acontecer. Deu certo! Em média, o Natal do ano passado na Colônia Sutil envolveu mais de 80 crianças, que contempla não só as famílias da comunidade, mas do entorno também.
De acordo com as organizadoras, o quilombo Sutil tem muitas demandas de infraestrutura para conquistar, tais como saneamento básico, esgoto e a coleta de lixo. É por isso também que as duas, na menor oportunidade de confraternizar e reunir as famílias, estão juntas para organizar. Elas acreditam que as atividades sociais também constroem a força da coletividade. “Nossas famílias participam de todos os eventos que organizamos. É muito gratificante fazer o que fazemos e acreditamos que a comunidade também gosta do resultado”, finaliza Bruna Rodrigues.
Das assessorias