PG terá programa de cuidados ortodônticos para crianças de 6 a 12 anos
Proposta busca evitar que crianças tenham seu desenvolvimento prejudicado por negligência à saúde bucal
Publicado: 18/09/2025, 01:00

Na sessão ordinária desta quarta-feira (17), o plenário da Câmara Municipal de Ponta Grossa aprovou em primeira discussão o Projeto de Lei 271/2025, que institui a criação de um programa de cuidados ortodônticos preventivos de crianças de 6 a 12 em Ponta Grossa. O projeto busca evitar que crianças sejam afetadas por más oclusões e ausência de dentes, e tenham impacto em sua autoestima.
Conforme o projeto, será instituído no âmbito da saúde pública municipal, a política de atenção ortodôntica preventiva e interceptiva visando promover o desenvolvimento bucal saudável, autoestima e bem-estar psicológico das crianças e adolescentes. A proposta defende que as crianças e adolescentes deverão ser avaliadas, pelo menos uma vez ao ano, por cirurgião dentista especialista em Ortodontia, preferencialmente em parceria com as escolas da rede municipal de ensino.
Para garantir o funcionamento da proposição, a medida detalha a obrigatoriedade da disponibilização de 1 cirurgião-dentista especialista em ortodontia, com titulação reconhecida pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO) e regular inscrição no Conselho Regional de Odontologia do Paraná (CRO/PR). E também, a criação de um centro de apoio laboratorial em cada região da cidade, com equipe técnica em prótese dentária, para a confecção de aparelhos.
Das Assessorias.