Engenharia Civil da UEPG conquista dois prêmios em Fórum do Crea
O 32º Fórum de Docentes e Discentes é um evento anual promovido pelo Crea-PR
Publicado: 13/09/2025, 22:00

O curso de Engenharia Civil da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) recebeu dois prêmios durante o 32º Fórum de Docentes e Discentes do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR), realizado entre os dias 02 e 04 de setembro, no auditório da UniCesumar de Ponta Grossa. Os acadêmicos da UEPG foram premiados em segundo lugar nas categorias Melhor Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e Melhor Projeto de Extensão.
O 32º Fórum de Docentes e Discentes é um evento anual promovido pelo Crea-PR, em parceria com as instituições de ensino superior, e reúne professores e estudantes de cursos como agronomia, engenharias e geociências, além de profissionais graduados e gestores públicos. O evento objetiva a valorização das profissões, a fim de promover um ambiente de troca de experiências e aquisição de novos conhecimentos. O Fórum também discute ações para alinhar as competências profissionais às necessidades regionais, visando a formação de profissionais mais capacitados para o mercado de trabalho.
O projeto de extensão Preparando Engenheiros Cidadãos, vencedor do segundo lugar na categoria, pretende apoiar a fiscalização de obras municipais no Paraná e permitir aos alunos desenvolver conhecimento sobre obras públicas e ética nas atividades do projeto. A ação possibilita mais transparência sobre o andamento de obras a partir da avaliação dos professores e alunos. O coordenador do projeto, professor Eduardo Pereira, avalia o seu impacto: “Acredito que ele tenha um efeito na sociedade bastante significativo e possibilita que essas obras tenham os devidos encaminhamentos. Como resultado, a grande maioria das obras fiscalizadas acabam saindo da posição de paralisadas ou atrasadas e muitas delas já estão concluídas, podendo estar à disposição da população”, celebra.
A UEPG também levou o segundo lugar na categoria TCC, com o projeto “Retroanálise e Modelagem Numérica de Estabilidade de Talude Rodoviário da PR-170: Estudo de Caso Após Rompimento e Análise da Solução em Chave de Enrocamento”. Maria Eduarda Bus, autora do trabalho, diz que receber o segundo lugar no Prêmio foi uma experiência muito especial e gratificante. “Mais do que uma conquista pessoal, acredito que seja um avanço no reconhecimento das pesquisas e na importância delas. O trabalho em si aborda o tema de segurança das encostas rodoviárias, tema que envolve não só a segurança, mas também a garantia de mobilidade entre cidades”.
O professor orientador Carlos Emmanuel Ribeiro Lautenschläger comentou sobre a relevância da pesquisa de TCC no curso de Engenharia Civil da UEPG. “O trabalho traz informações reais, que foram obtidas por meio de parceria com o DER (Departamento de Estradas de Rodagem), de um problema importante e recorrente, que é a instabilidade de encostas. Logo, essa premiação mostra a força da universidade pública ao abordar esses problemas de grande relevância por meio de trabalhos acadêmicos, até mesmo ao nível de graduação”.
32º Fórum de Docentes e Discentes
Na edição deste ano, os temas abordados foram os rumos da formação acadêmica nas Engenharias, Agronomia e Geociências. Como no tema da palestra magna: “Educação e Futuro: os desafios da docência diante dos novos cenários de aprendizagem”, com o pesquisador e especialista em metodologias ativas e tecnologias educacionais emergentes, professor José Ivair Motta Filho. A programação contou, ainda, com a exposição dos melhores trabalhos, entrega de certificados e diversos painéis. Entre eles, houve o painel sobre o programa Mais Engenharia, com a participação da UEPG, por meio da docente Gabriela Campos Bahniuk como moderadora, em conjunto com a vice-presidente do Crea-PR, Margolaine Giacchini.
A professora Gabriela, atual chefe de departamento, comentou um pouco da participação da UEPG no evento: “A nossa participação demonstra nosso compromisso com a formação de excelência, bem como a engenharia na prática.” Gabriela também relatou a importância da nova edição especial da revista Técnico Científica do Crea-PR. “É importante reconhecer a qualidade dos projetos desenvolvidos no curso de Engenharia Civil, agora comtemplados nesta edição especial, resultantes das atividades do curso de especialização em Projetos e Obras Públicas, integrante do Programa de Residência Técnica.”
Com informações da assessoria de imprensa.