Festival Rota 01 promete agitar PG com motos, música e gastronomia
Evento gratuito espera atrair um público de 12 mil pessoas em dois dias de programação
Publicado: 13/05/2025, 10:38

Nos dias 12 e 13 de julho, Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais do Paraná, será palco de uma celebração da cultura motociclística, musical e turística com a realização do Festival Rota 01. O evento, com entrada gratuita, acontecerá no Sesc Estação Saudade e Parque Ambiental, reunindo atrações para todos os públicos e consolidando-se como um dos maiores encontros do gênero no Sul do Brasil.
O festival chega em 2025 com uma programação ampliada, depois do sucesso da edição anterior, que contou com um único dia de atividades e atraiu um público de 5 mil visitantes. A expectativa para este ano é atrair mais de 12 mil pessoas, movimentando a economia local e colocando Ponta Grossa definitivamente no mapa do mototurismo nacional.
“O Festival Rota 01 é muito mais que um evento. Ele gera impacto econômico ao trazer visitantes de fora da cidade e até de outros Estados, o que movimenta o comércio, a rede hoteleira e a gastronomia. Além disso, projeta Ponta Grossa como destino turístico o ano inteiro”, afirma Daniel Wagner, empresário do setor turístico, idealizador da Rota 01 e neto de Ricardo Wagner, um dos pioneiros do motociclismo no Brasil, que protagonizou, ao lado de Afonso Lange, a primeira viagem de moto Harley Davidson registrada no país e na América do Sul.
Durante os dois dias, o público poderá curtir atrações como seis bandas de rock – três por dia –, além de um espaço totalmente dedicado ao universo da motocicleta, com exposições de motos e carros customizados e antigos, presença de grandes marcas como Harley-Davidson, Honda e BMW, entre outros, além do lançamento de novos modelos.
A experiência vai além da música e das máquinas. O festival contará ainda com atrações como gastronomia diversa; espaço kids; área de tatuagem e caricaturas; barbearia retrô; palco interativo para o público cantar com as bandas; arena de gincanas; estação do chope; estande de experiências turísticas, com apoio do Sebrae/PR e voos cativos de balão, que prometem encantar os visitantes.
Outra atração que pode se confirmar é o Bateras Day, com a apresentação de 50 bateristas tocando simultaneamente, reforçando o espírito coletivo e vibrante do evento.
“Estamos aperfeiçoando a edição do ano passado e criando um ambiente de visitação e permanência ainda mais completo, voltado a um público apaixonado por motos, rock e experiências marcantes. É uma grande celebração da liberdade e da cultura sobre duas rodas”, destaca Wagner, ao comentar que ainda há espaço para patrocinadores e expositores. O evento conta com apoio institucional da Prefeitura de Ponta Grossa, Viaje Paraná, e empresas como Colégio Sepam, Sicredi, Hotel Planalto, Unimed e Lumen Café. Para mais informações é possível acessar o Instagram.

HISTÓRIA - O nome “Rota 01” carrega consigo um simbolismo histórico. A primeira viagem de moto da América do Sul partiu justamente de Ponta Grossa, em 1923, com destino a Antonina, no litoral do Paraná, protagonizado por Ricardo Wagner ao lado de Afonso Lange, enfrentando uma jornada de mais de 200 km em estradas precárias e sem pavimentação.
Wagner pilotava uma Harley-Davidson modelo 16-F Twin, ano 1916, enquanto Lange conduzia uma Indian Scout, provavelmente de 1919. Durante os quatro dias de viagem, enfrentaram diversos desafios, como quedas, falta de combustível e até um descarrilamento de trem no retorno.

Das assessorias