Colégios de PG e região podem integrar projeto ‘Parceiro da Escola’
Iniciativa terceiriza a gestão administrativa das instituições de ensino; veja os colégios selecionados
Publicado: 28/11/2024, 21:23
Doze colégios de Ponta Grossa e região dos Campos Gerais poderão estar ingressando no programa 'Parceiro da Escola', do Governo do Paraná. As consultas com as comunidades escolares serão realizadas em 6, 7 e 9 de dezembro. Em todo o Estado, 177 unidades estaduais de ensino, de 98 municípios, estarão ouvindo os interessados. Entre as instituições selecionadas, seis são de Ponta Grossa, três de Castro, e uma de Palmeira, Piraí do Sul e Carambeí. A iniciativa terceiriza a gestão administrativa das instituições de ensino.
As votações ocorrerão no dia 6 das 8h às 20h30, no dia 7 das 8h às 17h e no dia 9 das 8h às 20h30. O horário ampliado visa garantir a participação da comunidade escolar nas decisões que envolvem o futuro da gestão administrativa e educacional nas instituições de ensino elegíveis, procurando trazer mais transparência, inclusão e corresponsabilidade na definição de estratégias que impactarão o ambiente escolar.
Conforme as informações apuradas pelo Portal aRede, os colégios de Ponta Grossa selecionados são os seguintes:
- Colégio Estadual Ana Divanir Boratto;
- Colégio Estadual Padre Arnaldo Jansen;
- Colégio Estadual Senador Correia;
- Colégio Estadual Francisco Pires Machado;
- Colégio Estadual Professora Linda Salamuni Bacila;
- Colégio Estadual Santa Maria.
As outras instituições de Carambeí, Castro, Palmeira e Piraí do Sul são as seguintes:
- Colégio Estadual Professora Julia Wanderley (Carambeí);
- Colégio Estadual Amanda Carneiro de Mello (Castro);
- Colégio Estadual Jardim das Araucárias (Castro);
- Colégio Estadual Padre Nicolau Baltazar (Castro);
- Colégio Estadual do Campo Fritz Kliewer (Palmeira);
- Colégio Estadual Jorge Queiroz Netto (Piraí do Sul).
Segundo o secretário de Educação do Paraná, Roni Miranda, o programa é uma ferramenta estratégica que objetiva melhorar a qualidade da educação no Paraná. "Com o Parceiro da Escola, queremos proporcionar às escolas melhores condições de infraestrutura e gestão, permitindo que os educadores e diretores possam se dedicar integralmente ao desenvolvimento pedagógico. Este é um programa que reflete o compromisso do governo com a educação pública de qualidade", afirmou.
Participam das consultas, como membros das mesas consultivas, equipes técnicas dos Núcleos Regionais de Educação, professores e funcionários das escolas consultadas. Participam como votantes pais e responsáveis, estudantes acima de 18 anos, professores e funcionários. Os votos são impressos.
A Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed/PR) publicará na próxima semana uma resolução estipulando as principais regras da votação.
CREDENCIAMENTO – A Seed também tem um edital de credenciamento aberto para as instituições de ensino privadas que tenham interesse em atuar no programa. As empresas deverão especificar, no momento do credenciamento, quais lotes têm interesse de atuar e apresentar a documentação comprovatória, devendo comprovar capacidade técnica para o atendimento de, no mínimo, 50% do volume de matrículas existentes em cada lote.
INDEFINIÇÃO - Em 16 de novembro deste ano, o Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE/PR) suspendeu as contratações do programa 'Parceiro da Escola'. O pedido de suspensão foi protocolado pelo deputado estadual Professor Lemos (PT) - relembre a notícia aqui. Além disso, a Justiça determinou que o Governo do Paraná respeite a decisão da comunidade escolar sobre aceitar ou não o projeto - em decreto, o Estado argumenta que caso não ocorra quórum para a votação, a decisão final é da Seed/PR.
Com informações: Agência Estadual de Notícias.