Padres da Diocese avaliam encontro regional de presbíteros
Párocos, vigários e reitores da Diocese estiveram em Apucarana
Publicado: 31/08/2024, 01:30
Padres Leonel Stanski, pároco da Paróquia São Cristóvão; Wagner Oliveira da Silva, pároco da Paróquia São João Paulo II; Wellington Marcondes, pároco da Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe; Thiago Ingenchki e padre Rodrigo Ribas, pároco e vigário, respectivamente, da Paróquia Senhor Menino Deus, de Piraí do Sul; padres Osvaldo Pinheiro, administrador paroquial da Paróquia Imaculada Conceição, de Ipiranga; Hélio Guimarães, reitor do Seminário São José e coordenador da Pastoral Presbiteral, e padre Martinho Hartmann, reitor do Seminário Mãe de Deus, foram os sacerdotes a Diocese de Ponta Grossa que participaram, até essa sexta-feira (30), do Encontro Regional de Presbíteros do Paraná.
Realizado em Arapongas - Diocese de Apucarana – o encontro contou com 140 padres, vindos de diferentes dioceses do Estado. A temática abordada foi ‘Antropologia Integral e a crise da cultura atual: reflexões, consequências e encaminhamentos pastorais’, assessorada pelo padre Luís Henrique Eloy e Silva, do clero da arquidiocese de Belo Horizonte (MG), reitor da PUC Minas. O encontro é organizado anualmente pela Comissão Regional dos Presbíteros e aborda temas pertinentes à formação permanente do padre. O convite é aberto a todas as 18 arqui/dioceses do Regional e também às eparquias ucranianas, que podem enviar até dez padres.
“Foi um encontro muito proveitoso, do início ao fim. As temáticas trazidas pelo padre Luís Henrique foram muito atuais, visto que, além de trabalhar como reitor da PUC Minas, estando bastante ligado ao mundo universitário e da reflexão filosófica e sociocultural, é pároco em Belo Horizonte, estando com os pés bem no chão da realidade de nossa Igreja, e bem atuante nas atividades de reflexão bíblica e pastoral junto à Santa Sé, trazendo-nos o que há de mais novo e pertinente no mundo da reflexão teológica, arraigada nos princípios originais da Sagrada Escritura e da Igreja dos primeiros séculos”, detalhou padre Hélio Guimarães.
Ainda segundo padre Hélio, a manhã de espiritualidade foi conduzida por Dom Luizinho (Luís Soares Vieira), “que nos ajudou a rezar o que vinha sendo refletido e nos encantou com o testemunho de um sacerdote, agora, bispo emérito de Manaus (AM), que, com coração de pastor, ama profundamente o Senhor e seu povo, a quem doa a sua vida inteira por amor e fé. Voltamos pensativos, provocados pelas reflexões lá apresentadas, porém cheios de esperança, visto que é o Senhor, o ‘dono do rebanho’ a nós confiado na missão, que está sempre conosco e nos reanima cada dia no exercício do Ministério. São muitos e ricos os conteúdos que trazemos e que, aos poucos, procuraremos compartilhar com o clero de nossa Diocese”, destacou o coordenador da Pastoral Presbiteral.
“Já há vários anos que eu não participava do encontro regional e foi uma oportunidade para reencontrar vários presbíteros, amigos de caminhada e refletir sobre os desafios que todos enfrentamos na missão, bem como sentir-se renovado pelo entusiasmo com que todos e cada um vive o sacerdócio”, afirmou padre Leonel Stanski.
IMPORTÂNCIA - O bispo de União da Vitória e referencial para os presbíteros do Paraná, Dom Walter Jorge Pinto, participou de todo o encontro. O arcebispo de Londrina e presidente do Regional Sul 2 da CNBB, Dom Geremias Steinmetz, e o bispo de Apucarana, Dom Carlos José de Oliveira, participaram de alguns momentos do encontro, como a missa de abertura na noite de segunda-feira, 26.
Sobre a relevância do encontro, Dom Walter afirmou que a formação permanente faz parte do nosso itinerário vocacional do padre e ela é vivamente recomendada pela Igreja. “Aqui é um momento de formação permanente, no qual todo ano escolhemos um tema. São temas que ajudem na pastoral, na vida do presbítero, na espiritualidade dele, na sensibilidade dele diante dos problemas do mundo, na afetividade porque quanto mais integrado ele estiver, tanto mais ele será um bom pastor, e quanto mais também ele puder responder às questões do mundo atual, melhor será sua pastoral”, enalteceu o bispo.
Dom Geremias disse que encontro, reunindo padres de todos os cantos do Paraná, é uma verdadeira bênção, uma sinfonia do ministério sacerdotal. “É um trabalho de formação do clero bastante intenso e interessante, que traz uma unidade maior ainda ao Regional Sul 2 que, há mais de 60 anos, faz a sua caminhada, buscando sempre estar na ponta de questões que no Brasil estão sendo trabalhadas, mas que nós também temos que reproduzir aqui e pensar essas questões a partir da nossa realidade”, frisou Dom Geremias.
Com informações da assessoria de imprensa.