Campo Largo investe em fiscalização eletrônica para ampliar segurança no trânsito | aRede
PUBLICIDADE

Campo Largo investe em fiscalização eletrônica para ampliar segurança no trânsito

Ao todo, foram instalados 15 novos pontos de fiscalização, que monitorarão 28 faixas de rodagem, incluindo seis equipamentos mistos e nove controladores de velocidade

A eficácia dos equipamentos de fiscalização eletrônica é comprovada por estudos nacionais e internacionais
A eficácia dos equipamentos de fiscalização eletrônica é comprovada por estudos nacionais e internacionais -

Publicado Por João Iansen

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A partir de 26 de janeiro de 2026, Campo Largo dará um passo decisivo na preservação de vidas no trânsito com a implantação de um sistema moderno de fiscalização eletrônica. Após instalação e um período de testes, passam a autuar os infratores nos 15 pontos de fiscalização, que monitorarão 28 faixas de rodagem, incluindo seis equipamentos mistos e nove controladores de velocidade. A iniciativa reforça o compromisso da gestão com a segurança dos cidadãos e está alinhada às recomendações internacionais da Organização Mundial de Saúde.

A eficácia dos equipamentos de fiscalização eletrônica é comprovada por estudos nacionais e internacionais. Segundo pesquisa do IBMEC-RJ, cada equipamento instalado evita cerca de três óbitos e 34 sinistros por ano. Em 2024, equipamentos similares instalados no Brasil monitoraram mais de sete bilhões de passagens, com 99,9% condutores respeitando a velocidade nos pontos de monitoramento. 

Atualmente Campo Largo conta com uma frota de 105 mil veículos registrados e uma média de 80 sinistros de trânsito por mês, o que engloba atropelamentos, colisões de veículos, quedas e outros. 

A escolha dos pontos de instalação em Campo Largo seguiu rigorosos critérios técnicos, conforme estabelece a Resolução 798/2020, da Polícia Federal. Foram considerados locais com maior risco de acidentes, travessias de pedestres, alto fluxo veicular e histórico de acidentes, com todos os locais estando disponíveis publicamente.​ 

.

PREFEITO REFORÇA IMPORTÂNCIA DE AMPLIAR A SEGURANÇA NO TRÂNSITO

Para o prefeito Maurício Rivabem, é importante investir na sinalização de trânsito para aumentar a segurança da população. "É um movimento de conscientização para a redução de acidentes de trânsito. Cada vez mais a nossa cidade está crescendo por isso estamos investindo em sinalização, educação no trânsito e ações preventivas. Cada decisão no trânsito pode salvar uma vida — a sua ou a de alguém que você ama. Vamos juntos promover um trânsito mais seguro, humano e consciente. Estamos investindo para trazer mais segurança, desenvolvimento e melhorias no trânsito do município", comenta o chefe do Executivo Municipal.

Para o prefeito Maurício Rivabem, é importante investir na sinalização de trânsito para aumentar a segurança da população
Para o prefeito Maurício Rivabem, é importante investir na sinalização de trânsito para aumentar a segurança da população |  Foto: Divulgação.
 

.

Confira onde serão instalados os equipamentos fixos de fiscalização eletrônica de velocidade (radares fixos) em Campo Largo:

- Rua Joaquim Ribas de Andrade, 1290 - 1 faixa (mão única) - 40 km/h

- Rua Joaquim Ribas de Andrade, 635 - 1 faixa (mão única) - 40 km/h

- Avenida Padre Natal Pigato, 815 - 2 faixas (mão única) - 40 km/h

- Avenida Padre Natal Pigato, 710 - 1 faixa (mão única) - 40 km/h

- Rua Ema Taner de Andrade, 435 - 2 faixas (mão única) - 40 km/h

- Rua Bernardo Fedalto, 341 - 2 faixas (mão única) - 40 km/h

- Rua Teodoro Augustyn, 437 - 2 faixas (mão dupla) - 40 km/h

- Rua José Domingues Pereira, 526 - 2 faixas (mão dupla) - 40 km/h

- Avenida Marcelo Puppi, 1991 - 2 faixas (mão única) - 60 km/h

- Avenida Marcelo Puppi, 1991 - 2 faixas (mão única) - 40 km/h

- Rua Dom Pedro II,  2549 - 2 faixas (mão dupla) - 40 km/h

- Avenida Marcelo Puppi, 608, no poste existente - 2 faixas (mão única) - 60 km/h

- Avenida Marcelo Puppi, 1700 - 2 faixas (mão única) - 60 km/h

- Avenida Mato Grosso, 9757; próximo à Rua Arapongas - 2 faixas (mão dupla) - 40 km/h

- Avenida Centenário, 2000 - 3 faixas (mão única) - 40 km/h

.

POPULAÇÃO SE MOSTRA FAVORÁVEL AO USO DE RADARES

Segundo pesquisa de opinião pública realizada pelo Paraná Pesquisa em julho de 2019, 75,9% dos entrevistados são favoráveis a utilização de controladores eletrônicos de velocidade, pois veem nessa estratégia uma maneira de garantir maior segurança aos cidadãos.

A preocupação é justificada ao notarmos que o Brasil ocupa a quarta posição entre os países com mais mortes em acidentes de trânsito no mundo, ficando atrás apenas de China, Índia e Nigéria. No Brasil, uma pessoa morre a cada 15 minutos por causa de acidentes de trânsito, e a cada dois minutos um ser humano sofre sequelas decorrentes de sinistros. Os acidentes de trânsito custam R$ 50 bilhões ao ano aos cofres públicos, somando gastos com saúde, indenizações e previdência.​

A imprudência dos condutores é responsável por cerca de 90% dos acidentes em todo o mundo, sendo o excesso de velocidade o principal fator de risco. O controle de velocidade representa uma das principais ferramentas no combate à violência no trânsito, devido à relação direta entre alta velocidade e a gravidade das consequências dos sinistros.​

RESUMO

Início da fiscalização: A partir de 26 de janeiro de 2026, a cidade de Campo Largo ativará 15 pontos de fiscalização eletrônica (radares) para monitorar 28 faixas de rodagem.

Objetivo e critérios: A medida visa reduzir o número de acidentes e mortes no trânsito, utilizando critérios técnicos para a instalação dos equipamentos em locais de alto risco e grande fluxo.

Segurança e conscientização: A iniciativa responde ao alto índice de acidentes e à imprudência dos condutores, contando com o apoio da maioria da população para tornar o trânsito mais seguro e humano.

Com informações da assessoria de imprensa.

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right