Julgamento de agravo de Jocelito Canto será retomado nesta sexta | aRede
PUBLICIDADE

Julgamento de agravo de Jocelito Canto será retomado nesta sexta

O ex-prefeito de Ponta Grossa busca reverter a cassação ao mandato de deputado federal na Suprema Corte do País

Jocelito Canto aguarda decisão do STF para definir futuro na política
Jocelito Canto aguarda decisão do STF para definir futuro na política -

Carlos Eduardo Mendes

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O julgamento de Jocelito Canto no Supremo Tribunal Federal (STF) será retomado nesta sexta-feira (2). No atual processo, o ex-prefeito de Ponta Grossa busca recuperar o mandato como deputado federal para o qual foi eleito em 2022.

Em maio, o relator do julgamento, Ministro Luiz Fux, votou contra o agravo de Jocelito. Os ministros Alexandre de Moraes e Cármem Lúcia acompanharam Fux. Os autos foram tirados para vistas pelo Ministro Cristiano Zanin, que os analisou e os devolveu para o processo. Com isso, a retomada do julgamento será nesta sexta-feira, com previsão de conclusão para a sexta-feira da próxima semana, dia 9 de agosto.

Jocelito também buscava reverter a cassação dos direitos políticos para se colocar à disposição da disputa eleitoral pela Prefeitura de Ponta Grossa. Contudo, o julgamento no STF poderá ser finalizado somente no dia 9, ou seja, depois do prazo para a realização das convenções que definem as candidaturas, que termina dia 5. Com isso, o 'Grupo dos Canto' preferiu se antecipar e decidir pela candidatura de Mabel ao Executivo, a qual foi confirmada na conferência partidária do PSDB ocorrida no dia 24 de julho.

RELEMBRE – Jocelito luta na Suprema Corte do País para reconquistar os direitos políticos. Após receber mais de 74 mil votos para o cargo de deputado federal nas Eleições de 2022, ele ingressou com recurso no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Isso porque, em setembro daquele ano, o ex-prefeito teve a candidatura impugnada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), após ação impetrada pelo atual secretário de Infraestrutura do Estado, Sandro Alex (PSD). Contudo, o TSE rejeitou o recurso do ex-prefeito. O relator da matéria, ministro Carlos Horbach, recusou as argumentações da defesa e reforçou que a Corte não poderia alterar a decisão do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ/PR).

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE