Julgamento de agravo de Jocelito Canto será retomado nesta sexta
O ex-prefeito de Ponta Grossa busca reverter a cassação ao mandato de deputado federal na Suprema Corte do País
Publicado: 01/08/2024, 16:03
O julgamento de Jocelito Canto no Supremo Tribunal Federal (STF) será retomado nesta sexta-feira (2). No atual processo, o ex-prefeito de Ponta Grossa busca recuperar o mandato como deputado federal para o qual foi eleito em 2022.
Em maio, o relator do julgamento, Ministro Luiz Fux, votou contra o agravo de Jocelito. Os ministros Alexandre de Moraes e Cármem Lúcia acompanharam Fux. Os autos foram tirados para vistas pelo Ministro Cristiano Zanin, que os analisou e os devolveu para o processo. Com isso, a retomada do julgamento será nesta sexta-feira, com previsão de conclusão para a sexta-feira da próxima semana, dia 9 de agosto.
Jocelito também buscava reverter a cassação dos direitos políticos para se colocar à disposição da disputa eleitoral pela Prefeitura de Ponta Grossa. Contudo, o julgamento no STF poderá ser finalizado somente no dia 9, ou seja, depois do prazo para a realização das convenções que definem as candidaturas, que termina dia 5. Com isso, o 'Grupo dos Canto' preferiu se antecipar e decidir pela candidatura de Mabel ao Executivo, a qual foi confirmada na conferência partidária do PSDB ocorrida no dia 24 de julho.
RELEMBRE – Jocelito luta na Suprema Corte do País para reconquistar os direitos políticos. Após receber mais de 74 mil votos para o cargo de deputado federal nas Eleições de 2022, ele ingressou com recurso no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Isso porque, em setembro daquele ano, o ex-prefeito teve a candidatura impugnada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), após ação impetrada pelo atual secretário de Infraestrutura do Estado, Sandro Alex (PSD). Contudo, o TSE rejeitou o recurso do ex-prefeito. O relator da matéria, ministro Carlos Horbach, recusou as argumentações da defesa e reforçou que a Corte não poderia alterar a decisão do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ/PR).