Julgamento de Jocelito Canto é retirado para vistas no STF
Ex-prefeito de Ponta Grossa já recebeu três votos desfavoráveis; agora ele depende de dois votos favoráveis e de uma revisão de voto para se tornar elegível
Publicado: 13/05/2024, 16:30
O julgamento de inelegibilidade do ex-prefeito de Ponta Grossa, Jocelito Canto (PSDB), que teve início na última sexta-feira (10) e corre de forma virtual, foi suspenso nesta segunda-feira (13), após pedido de vistas do ministro Cristiano Zanin. Até o momento, o ex-prefeito recebeu três votos contrários.
O trâmite corre pelo Supremo Tribunal Federal (STF). O relator do julgamento, Ministro Luiz Fux, foi o primeiro a votar e negou o recurso de Jocelito. Na sequência, a Ministra Carmem Lúcia e o Ministro Alexandre de Moraes acompanharam o relatou e votaram contrários ao recurso.
Após o pedido de vistas, o julgamento fica suspenso e deve ter continuidade não mais de forma virtual, mas de maneira física, no Plenário do STF.
Jocelito tem uma condição desfavorável na votação. O ex-prefeito precisa agora que os ministros Zanin e Flávio Dino votem a favor do recurso e que um dos três ministros que já votaram mude de opinião, ou seja, uma revisão de voto. Segundo o próprio Jocelito, o prazo para a votação ser retomada é de até 60 dias. "É muito difícil, bem complicado. Já tenho um resultado de maioria, mas ainda tem a questão do Plenário. O Plenário é feito para o debate [...] a esperança é última que morre, aguardemos", disse Jocelito.