Simepar explica mudanças na previsão do tempo de PG
Chuvas dos últimos dias não estavam previstas; próximos dias devem ser quentes e secos na cidade
Publicado: 03/05/2024, 21:33
Com as pancadas de chuva dos últimos dois dias em Ponta Grossa, e que não estavam previstas pelo Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), o Portal aRede conversou com meteorologistas para entender o que leva a essas alterações repentinas do tempo. Nesta sexta-feira (3), por exemplo, não havia previsão de chuvas – pelo período da manhã, choveu. A máxima foi de 29,6ºC no decorrer do dia.
Segundo o Simepar, “a previsão do tempo é elaborada de forma automática por modelos de previsão de tempo (modelos meteorológicos), sem intervenção de um meteorologista. Com isso, como no caso de ontem (2) e hoje (3), se o modelo não prever chuva, a previsão na página será tempo estável e 0,0 mm”. Por fim, o Sistema relata que trabalha diariamente para melhorar a previsão e “evitar esses erros”.
Apesar de chover no período da manhã, a estação do Simepar não registrou essa alteração – na última quinta-feira (2), choveu à tarde e à noite, mas a estação relatou somente 1,0 mm. Sobre essas variações, o Simepar explica que elas são comuns de acontecer. “Eventos de chuvas isoladas podem ser registrados quando o ambiente atmosférico está quente e existe alguma disponibilidade de umidade na atmosfera”.
Por fim, os ponta-grossenses podem esperar altas temperaturas nos próximos dias, apesar da possibilidade de chuvas. “Na madrugada de sábado (4), ainda pode ser registrada chuva fraca, de forma ocasional. Mas o fim de semana e o início da próxima será de tempo seco e quente”, finaliza o Simepar ao Portal aRede.