'Ases da Vila' promete levar samba e alegria ao Carnaval de PG
O enredo escolhido pela escola para este ano é uma homenagem ao jornalista, apresentador e empresário de Ponta Grossa, Leo Passeti, onde será apresentado o 'Rei da Noite'
Publicado: 06/02/2024, 17:31
Na segunda entrevista de uma série de reportagens sobre o Carnaval 2024 em Ponta Grossa, que serão realizadas nesta semana que antecede o feriado, o presidente da Liga de Carnaval da cidade, Antônio Gomes, e a vice-presidente da Liga e administradora da escola de samba 'Ases da Vila', Silvana Gomes, estiveram nos estúdios do Portal aRede, na manhã desta terça-feira (6).
Confira os destaques da entrevista:
Sobre as expectativas da Liga de Carnaval de Ponta Grossa para a edição de 2024, Antônio Gomes diz que as escolas neste ano estão apresentando muitas dificuldades devido à falta de verbas. "Vão sair com os recursos possíveis (...) não vai ser um Carnaval do jeito que queremos, mas sempre nos empenhamos nisto, para fazer o melhor possível", declara.
"A Liga e as escolas hoje brigam muito pelo Carnaval", afirma Antônio. Conta que foi um dos fundadores da Liga, em 2001, e a partir de 2012 a entidade 'ganhou força'. Após se afastar em 2016, Gomes retorna em 2024 para "fazer com que as coisas aconteçam', assinala.
Sobre a importância da cultura, Antônio diz que as pessoas "só veem quanto a prefeitura vai passar de verba e acham que é um dinheiro que não tem retorno, mas não tem dimensão do quanto o Carnaval traz de receita para a cidade nesta época", afirma. "Ao mesmo tempo que a prefeitura faz o repasse para as escolas de samba, o dinheiro não fica com eles", pontua, e conta que a cultura gera empregos, como costureiras e armadores; além do comércio que lucra as fantasias, bares e estabelecimentos nesta época.
A importância da Liga para o Carnaval, Antônio afirma que é, além de buscar recursos para as escolas, a entidade tem estatutos e regulamentos para que as escolas de samba sigam.
ASES DA VILA - Silvana conta que a ideia para fundação surgiu em sua família após apoio e passagem por outras escolas, como a 'Globo de Cristal', 'Beira da Linha', ajudaram a fundar a 'Águia de Ouro' e a 'Gralha Azul', e após um convite, em 1998 fundaram 'Ases da Vila'.
"Em 1999 a 'Ases da Vila' foi para a avenida pela primeira vez e em 2000 já fomos campeões", conta Silvana.
O enredo escolhido pela escola para este ano é uma homenagem ao jornalista, apresentador e empresário de Ponta Grossa, Leo Passeti, onde será apresentado o 'Rei da Noite'.
Segundo Antônio, o motivo da homenagem é devido ao jornalista sempre ter apoiado a cultura popular. "Sempre esteve conosco na 'briga', sempre nos abriu a TVM para falarmos sobre o Carnaval (...), sempre foi um divulgador junto conosco", declara.
Veja a entrevista completa: