Câmara de PG aprova aumento salarial para os professores | aRede
PUBLICIDADE

Câmara de PG aprova aumento salarial para os professores

Projeto foi votado em regime de urgência na Casa de Leis e aprovado com 18 votos favoráveis

Casa de Leis estava lotada no momento da votação.
Casa de Leis estava lotada no momento da votação. -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A Câmara de Vereadores e Ponta Grossa aprovou na sessão realizada nesta segunda-feira (11) o Projeto de Lei 472/2023, que dispõe sobre o aumento salarial para os professores do município. O documento, assinado pela Prefeita Elizabeth Silveira Schmidt (PSD) ainda no final de novembro, afirma que o objetivo é adequar o valor ao piso nacional da categoria; são mais de 3 mil profissionais contemplados com esse aumento salarial.

Assistidos por professores e representantes do Sindicato dos Servidores Públicos (SINSERV) os vereadores demonstraram apoio para a aprovação do PL. “Nosso mandato tem defendido sempre a educação porque a educação não é gasto, mas sim investimento”, afirmou o vereador Geraldo Stocco (PV) durante fala no plenário. Outro vereador que defendeu a proposta foi Izaias Salustiano (PL) que afirmou que “como integrante da comissão correu para que houvesse a aprovação do projeto”.

PAGAMENTOS — O documento destaca que os profissionais da educação recebem, a partir de janeiro, o piso salarial da categoria, que será de R$ 4.464. No entanto, o pagamento do salário também depende da escolaridade do profissional, podendo receber um valor adicional. Segundo o Sindserv, os profissionais graduados receberão o piso salarial da categoria mais 15%. Adicionalmente, aqueles que possuírem especialização terão um aumento de 5%, e os que possuírem mestrado receberão mais 10%.

A Prefeita Elizabeth defendeu que a aprovação do plano será uma conquista para a educação da cidade. “Dei autonomia para todos os participantes para que tivessem a liberdade de discutir, dialogar e chegar a um consenso.”, defendeu ela ao dizer que esse já era um compromisso assumido pela administração municipal junto aos professores e sindicato que representa a categoria.

A secretária de Educação, professora Simone Pereira Neves, também defendeu que esse é um passo importante para proporcionar uma educação de qualidade em Ponta Grossa. Segundo ela, o novo plano traz diversos avanços na valorização desses profissionais. ”Já tínhamos o plano do magistério, mas precisávamos de uma atualização”, explicou.

ASSINATURA — O plano vai proporcionar também a equiparação proporcional de salários aos professores de carreira mais antiga, do chamado 'Quadro Transitório', que ainda não haviam sido contemplados pela medida. Segundo o Projeto, ficará assegurado o crescimento na carreira, conforme a formação de cada professor que trabalha para o município, caso o PL seja aprovado.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE