Trânsito de PG recebe medidas para redução de acidentes | aRede
PUBLICIDADE

Trânsito de PG recebe medidas para redução de acidentes

Além do fortalecimento da sinalização em pontos estratégicos, Município também promoverá a ampliação de ações educativas e de fiscalização

Nas últimas semanas, o Município iniciou a implantação de 14 novos dispositivos de fiscalização de velocidade em diversos pontos da cidade
Nas últimas semanas, o Município iniciou a implantação de 14 novos dispositivos de fiscalização de velocidade em diversos pontos da cidade -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Com o objetivo de ampliar a segurança viária e diminuir a ocorrência de acidentes de trânsito no Município, a Prefeitura de Ponta Grossa deu início, nesta semana, a uma série de ações voltadas à melhoria da sinalização em pontos estratégicos da cidade e ao fortalecimento de atividades de fiscalização e  educativas junto aos motoristas. 

“A melhoria da infraestrutura é uma das nossas prioridades como gestão. Nós aumentamos o número de vias pavimentadas, investimos na criação de ligações interbairros e, com a melhoria da mobilidade urbana, também surgem outras demandas que envolvem o reforço das medidas voltadas à fiscalização viária e a prevenção de acidentes. Por isso, além de aderirmos às estratégias do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans), também estamos buscando capacitar nossas equipes e promover o reforço das atividades que já vem sendo desempenhadas com o intuito de promover um ambiente mais seguro tanto para motoristas quanto para pedestres”, aponta a prefeita Elizabeth Schmidt. 

Segundo o diretor de Engenharia de Tráfego da Secretaria de Infraestrutura e Planejamento, Juarez Alves, entre as adequações que englobam a sinalização viária estão o reforço das indicações de trechos que contam com fiscalização eletrônica, bem como a identificação de pontos vulneráveis. Os primeiros locais a passarem pelas melhorias são a avenida Carlos Cavalcanti e a Eusébio Batista Rosas, que já estão recebendo novas placas e faixas indicativas. 

“Além da sinalização prevista na legislação municipal, estamos aumentando a distância dos indicadores de fiscalização eletrônica no intuito de reforçar junto aos motoristas o limite de velocidade e a característica da via. Na sequência, serão realizadas ações de adequação da sinalização nos trechos identificados como vulneráveis, fortalecendo assim a segurança viária”, explica. 

De acordo com o superintendente de Trânsito e Segurança Viária da Secretaria de Cidadania e Segurança Pública, João Rodrigo Pontes, o Município também irá proceder com a ampliação das blitze educativas e de fiscalização. 

“A normatização e fiscalização envolvendo o trânsito fazem parte dos pilares do Pnatrans e serão intensificados pelas nossas equipes no sentido de identificar e coibir ações em desacordo com a legislação. Paralelo a esse esforço, também serão ampliadas as atividades educativas que já são desenvolvidas no intuito de conscientizar a comunidade e promover o reforço das boas práticas”, comenta.

Radares

Nas últimas semanas, o Município iniciou a implantação de 14 novos dispositivos de fiscalização de velocidade em diversos pontos da cidade. Atualmente, 44 radares já estão em operação.

 Segundo a Superintendência de Trânsito e Segurança Viária, os outros 14 devem iniciar a operação nas próximas semanas.

 “Com isso, praticamente todos os pontos considerados como críticos para a segurança viária no Município estarão sendo devidamente fiscalizados. Além disso, é importante ressaltar que  esses dispositivos também contribuem para o fortalecimento da segurança pública, uma vez que contam com câmeras de segurança e tecnologia de leitura de placas”, declara o superintendente João Rodrigo Pontes. 

A lista com os radares em operação no Município e outras informações podem ser acessadas pelo site da Prefeitura através do link

Acidentes

Somente em 2022, Ponta Grossa registrou mais de 2 mil acidentes de trânsito. Os dados consideram os registros da Superintendência de Trânsito e Segurança Viária, que atende situações sem vítimas,  e do Corpo de Bombeiros, responsável pelos acionamentos com vítimas.

 No caso da Superintendência foram registrados 296 acidentes sem vítimas, enquanto o Corpo de Bombeiros atendeu 1.769 ocorrências envolvendo  2.113 vítimas e 36 óbitos

As regiões com mais acidentes são o Centro e Uvaranas. 

Frota

Segundo dados do IBGE referentes a 2022, Ponta Grossa figura entre na quinta posição entre as cidades do Paraná com o maior número de veículos. Conforme o Instituto, são 239.361 veículos registrados na cidade. Desse total, a maioria é de carros (142.553), motos (29.657) e caminhonetes (21.195). 

Pnatrans

Desenvolvido pelo Governo Federal, o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans) tem como principal objetivo a diminuição de, no mínimo, 50% das taxas de mortes por grupo de habitantes e por grupo de veículos, até 2028.

As ações do Pnatrans envolvem seis pilares: Gestão e Segurança no Trânsito, Vias Seguras, Segurança Veicular, Educação para o Trânsito, Atendimento e Normatização e Fiscalização.

Dentre os pilares, são abarcadas estratégias como a discussão e normatização de tecnologias e de características inerentes à segurança veicular, diminuição do tempo de atendimento às vítimas, reforço da fiscalização viária coibindo atitudes como excesso de velocidade e uso de álcool e substâncias psicoativas, adequação e classificação viária e dos limites de velocidade, fortalecimento de ações de gestão integrada, entre outros. 

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE