Lideranças se mobilizam para manter atendimentos do SUS no Bom Jesus | aRede
PUBLICIDADE

Lideranças se mobilizam para manter atendimentos do SUS no Bom Jesus

Hospital suspendeu há uma semana atendimentos cardiológicos via SUS para PG e sete municípios da região por falta de recursos; SESA nega que existam valores em atraso

Deputada requisitou os comprovantes de pagamento da Sesa para entender quais recursos estariam em atraso
Deputada requisitou os comprovantes de pagamento da Sesa para entender quais recursos estariam em atraso -

Mariana Galvão Noronha

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Para garantir o atendimento via Sistema Único de Saúde (SUS) no Hospital do Coração Bom Jesus, lideranças de Ponta Grossa estão mobilizadas para resolver o impasse entre a entidade hospitalar e o Governo do Estado. Em nota à imprensa, o hospital confirmou que suspendeu os atendimentos cardiológicos para novos pacientes do SUS em decorrência de valores em aberto com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) que somam a quantia total de R$ 4,7 milhões. A deputada estadual Mabel Canto (PSDB) cobrou, na Assembleia Legislativa do Paraná, providências para a situação do Hospital Bom Jesus.

“Já faz algum tempo que venho falando sobre a situação do Bom Jesus e os recursos que o hospital diz que tem a receber. Agora essa notícia é grave. Temos um hospital referência na área do coração e estamos tendo que mandar para outros municípios. A Sesa alega que não deve nada. O Bom Jesus diz o contrário. Através de expediente da Assembleia, questionamos se a Sesa pagou ou não. Estamos pedindo os comprovantes de pagamento para saber de fato o que a Sesa deve para o Bom Jesus”, pontuou Mabel.

MOBILIZAÇÃO

A situação também está sendo acompanhada pela Câmara de Vereadores, que afirma que o assunto é urgente e precisa de uma averiguação rápida. “Nós, vereadores, apoiaremos as ações necessárias e, juntos dos deputados que representam as causas dos ponta-grossenses, buscaremos auxiliar na resolução do impasse”, disse o presidente da Casa, Filipe Chociai. A Prefeitura afirmou que está acompanhando o caso e também já está em contato com a SESA para avaliar a situação do Hospital Bom Jesus.

A ACIPG também está mobilizada sobre o caso. “Recebemos com extrema preocupação essa notícia e imediatamente entramos em contato com os órgãos responsáveis nos colocando a disposição, porque entendemos que o Hospital presta um fundamental trabalho na área da saúde pública”, declarou o diretor de Saúde da entidade, Eduardo Bacila.

Para a deputada Mabel Canto, a manutenção das atividades no Bom Jesus é uma luta de todos. “Todos devemos estar unidos nessa questão. Prefeita, vereadores e deputados, de Ponta Grossa e região. Temos que atuar para manter a cardiologia no Bom Jesus, que é referência para oito municípios, para mais de 1,5 milhão de pessoas. Não podemos permitir que mais uma porta da saúde seja fechada e deixar a saúde na região em condição ainda mais crítica”, aponta Mabel.

REPASSES

A Sesa, por meio da 3a Regional de Saúde, informou que possui contrato vigente com o Hospital do Coração Bom Jesus e que todos os pagamentos relacionados ao contrato de prestação de serviços foram realizados. “A contratualização entre a Sesa e o hospital prevê que qualquer interrupção de serviços deve ser comunicada ao Estado com pelo menos 60 dias de antecedência - o que não ocorreu neste caso da cardiologia. A Sesa ressalta que nenhum paciente está desassistido e que as demandas continuam sendo reguladas pela Central de Leitos Estadual”

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE