Prefeitura reforça importância do acompanhamento pré-natal | aRede
PUBLICIDADE

Prefeitura reforça importância do acompanhamento pré-natal

Município disponibiliza ações específicas para as futuras mães e seus bebês, além de testes rápidos de gravidez nas unidades de saúde

Entre os serviços oferecidos pelo Município às gestantes estão as aulas de Pilates
Entre os serviços oferecidos pelo Município às gestantes estão as aulas de Pilates -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A Prefeitura de Ponta Grossa disponibiliza atualmente diversas ações voltadas para a saúde das futuras mamães e dos bebês. As atividades incluem desde o planejamento familiar, pré-natal nas Unidades de Saúde e até mesmo aulas de pilates para gestantes no Núcleo da Primeira Infância. 

“Nós temos trabalhado para oferecer uma estrutura cada vez melhor para atendimento da população. No caso das gestantes, hoje contamos com ações que buscam oferecer suporte global tanto para as mamães quanto para os bebês, sendo que no centro desta rede está o pré-natal, que auxilia na detecção de possíveis complicadores da gestação, além de contribuir para o repasse de orientações sobre o processo da gravidez e cuidados voltados ao parto e à criança”, aponta  a presidente da Fundação Municipal de Cultura, Juliane Dorosxi. 

Segundo a coordenadora da linha de Cuidado Materno Infantil da Fundação Municipal de Saúde, Manon Callaça, iniciar o pré-natal o quanto antes é muito importante para que sejam prestados os devidos acompanhamentos da gestação. 

“Quanto mais cedo a mulher descobre a gravidez e inicia o pré-natal, melhor é, tanto para ela quanto para a criança. Por isso disponibilizamos testes rápidos de gravidez nas Unidades de Saúde, o que permite um início precoce do acompanhamento da gestação”, explica. 

De acordo com a Fundação Municipal de Saúde, somente em 2022 foram realizados 19.200 testes rápidos de gravidez. Hoje, aproximadamente 2.500 gestantes são acompanhadas pelas equipes do Município. 

“A orientação é para que as mulheres que possuem vida sexual ativa e porventura tenham atrasos na menstruação procurem as Unidades de Saúde o mais rápido possível para a realização dos testes”, finaliza Manon. 


Pilates 

Entre os serviços oferecidos pelo Município às gestantes estão as aulas de Pilates. Desenvolvidas pelo Núcleo da Primeira Infância em espaço anexo ao Centro Municipal da Mulher, no Órfãs, as atividades acontecem mediante encaminhamento pelas Unidades de Saúde.

“Após avaliação nas Unidades de Saúde de referência, as gestantes são incluídas na fila de regulação do Município e encaminhadas para as aulas, onde são realizados exercícios dedicados ao alongamento e fortalecimento muscular, medidas que têm impacto positivo durante a gravidez e o parto”, comenta a enfermeira Manon Callaça. 


Núcleo da Primeira Infância

O Núcleo da Primeira Infância tem como objetivo disponibilizar atendimentos  e atividades compatíveis com as necessidades dos pequenos desde o nascimento até os 6 anos de idade - período da primeira infância - fase extremamente importante para o desenvolvimento cognitivo e social. O encaminhamento ao núcleo é feito pelas Unidades de Saúde do município às crianças que se enquadrem nos critérios de inclusão.

As informações são da assessoria de imprensa

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE