Aliel Machado é eleito presidente de Comissão na Câmara | aRede
PUBLICIDADE

Aliel Machado é eleito presidente de Comissão na Câmara

Parlamentar assume o cargo para lutar por políticas públicas que estabeleçam prioridades a população que precisa de um cuidado especial

Aliel Machado (PV) volta a assumir a presidência da Comissão Permanente na Câmara pretende lutar por melhores políticas públicas
Aliel Machado (PV) volta a assumir a presidência da Comissão Permanente na Câmara pretende lutar por melhores políticas públicas -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Após ter presidido a Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI) até o ano passado, o deputado federal Aliel Machado (PV) volta a assumir a presidência de uma Comissão Permanente na Câmara dos Deputados. O parlamentar ponta-grossense foi eleito nesta quarta-feira, 22, presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa (Cidoso). A Comissão é composta por 22 membros titulares. Ele substitui o deputado Denis Bezerra (PSB-CE).

Após ser eleito, o parlamentar disse que a comissão tem grande importância, não apenas para a população idosa, mas para todos os brasileiros.

“É um grande desafio assumir mais uma Comissão Permanente na Casa. Realizamos um importante trabalho na CCTCI e agora fomos escolhidos com muita alegria para defender os direitos da Pessoa Idosa. Nossa população com mais de 60 anos tem aumentado, no entanto os direitos não tem acompanhado esse crescimento. Há muitas lutas para serem enfrentadas, desde a Saúde, a Previdência, a qualidade de vida, entre outras. Vamos propor diálogos, debates e ser uma voz dessa parcela importante da população brasileira”, defendeu Aliel. 

A Cidoso foi responsável pela criação, em 2017, do Prêmio Zilda Arns. O Prêmio homenageia a médica que atuou em causas humanitárias e sanitaristas. Conselheira no Conselho Nacional de Saúde, Zilda Arns trabalhou também no Ministério da Saúde.

Aliel está em seu terceiro mandato como Deputado Federal e já foi presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados. Agora, à frente da Cidoso, se compromete em "lutar por melhores políticas públicas que estabeleçam prioridades para uma população que precisa de um cuidado especial, seja na área saúde, da segurança, assistência social. Quando você tem falhas na saúde ou uma crise econômica, os idosos são afetados de uma maneira muito mais grave”, destacou. O parlamentar disse ainda que "o país precisa resolver problemas crônicos, que ainda persistem dentro do SUS. Vamos analisar os projetos de lei apresentados, vamos buscar o diálogo com todos os Ministérios, para poder avançar e trazer resultados para essa população que tanto fez pela nossa sociedade”. 

Dados IBGE

Um levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontou que a população idosa no Brasil soma mais de 30 milhões de pessoas. Ou seja, a população idosa representa uma parcela de 15% da população do país. Ainda de acordo com o mesmo levantamento do IBGE, o contingente de idosos residentes no Brasil aumentou 39,8% em menos de 10 anos. Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD), o Brasil ganhou 4,8 milhões de idosos desde 2012, superando a marca dos 30,2 milhões em 2017. 

Com informações da Assessoria

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE