Cliente poderá pedir água grátis nos estabelecimentos
Projeto deve ser votado em segunda discussão pela Cãmara de Vereadores antes de ser sancionado pelo Executivo
Publicado: 10/08/2022, 19:52

A Câmara Municipal de Ponta Grossa aprovou nesta quarta-feira (10), em primeira discussão, o Projeto de Lei Ordinária nº 58/2022, que visa oferecer ‘Água da Casa’ gratuita aos clientes de estabelecimentos, bares, restaurantes, padarias, hotéis e afins. A proposta é do vereador Dr. Erick. De acordo com o despacho do projeto, entende-se como ‘Água da Casa’ a água de composição normal, proveniente de fontes naturais ou artificialmente captadas, que tenha passado por dispositivo filtrante no estabelecimento onde é servida, ou diretamente da torneira.
Os estabelecimentos deverão incluir no cardápio, de modo visível, a opção da ‘Água da Casa’ para os consumidores. Na justificativa do projeto, o vereador Dr. Erick cita a tradição brasileira de oferecer água como sinal de hospitalidade. “É da nossa tradição não negar água a ninguém e tampouco cobrar pela água destinada a matar a sede. No entanto, estabelecimentos como shopping centers, bares, restaurantes e similares têm adotado procedimentos que destoam dessa arraigada tradição de hospitalidade”, afirma.
Ainda na justificativa, o vereador explica que os estabelecimentos não terão prejuízos financeiros, visto que já oferecem água gratuitamente aos funcionários e colaboradores e que a ‘gentileza’ deve gerar um estreitamento de relações entre o cliente e a empresa.
“Essa medida, ao contrário de gerar despesas, traz consequências positivas para os estabelecimentos comerciais, já que a oferta e a gentileza no atendimento aos pedidos dos consumidores, quando estes solicitarem o fornecimento da água de forma gratuita, tem o potencial de estreitar as relações e trazer benefícios à imagem dos estabelecimentos”, diz o projeto.
Durante a Sessão Ordinária desta quarta-feira (10), o autor do projeto, Dr. Erick, reafirmou que a proposta não irá prejudicar as empresas. “Não vai impactar os estabelecimentos e dará mais conforto ao cliente. Muitas vezes, as pessoas vão com o dinheiro contado para pegar uma marmita. Com esse projeto, o cliente vai ter o direito de pedir uma garrafa de água”, declarou. Agora, a proposta será votada em segunda discussão antes de ser sancionada pelo Executivo Municipal.