Câmara de PG aprova ‘Dia do Combate ao Feminicídio'
Data será celebrada em 4 de dezembro, mesmo dia em que a professora Luciane Ávila foi assassinada por seu ex-marido Marcelo Ávila.
Publicado: 29/09/2021, 17:31

Data será celebrada em 4 de dezembro, mesmo dia em que a professora Luciane Ávila foi assassinada por seu ex-marido Marcelo Ávila
A Câmara Municipal de Ponta Grossa (CMPG) aprovou em primeira discussão, na tarde desta quarta-feira (29), o Projeto de Lei (PL) nº172/2021, de autoria das vereadoras Adriana Jamier da Silva (SD), Joceméuri Corá Canto (PSC) e Josiane Schade Kieras (PSOL), que institui a data de 4 de dezembro como ‘Dia Municipal de Combate ao Feminicídio’ na cidade ponta-grossense. A proposta foi aprovada durante a ‘Sessão Ordinária’ do Poder Legislativo – assista na íntegra no vídeo abaixo.
De acordo com o PL aprovado em primeira discussão, a escolha da data se deve ao assassinato que aconteceu contra a professora Luciane Aparecida de Ávila, em 4 de dezembro de 2019, em frente à escola na qual lecionava. O PL das parlamentares cita que a sociedade civil organizada poderá promover campanhas, debates, seminários, palestras, entre outras atividades para conscientizar a população sobre a importância do combate ao feminicídio e outras formas de violência contra a mulher.
Na época, Luciane chegava para trabalhar, quando foi atacada por Marcelo Ávila, seu ex-marido. A vítima foi atingida por facadas e morreu ainda no local, dentro da ambulância. O crime foi cometido na frente de um dos filhos do casal, de oito anos. Outro homem que passava pelo local e tentou ajudar a vítima também foi ferido.
O PL, antes de ir para a votação em Plenário, passou pela Comissão de Legislação, Justiça e Redação (CLJR) e pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CECE). A proposta será debatida em segunda discussão, na próxima ‘Sessão Ordinária’. Se o PL 172/2021 for novamente aprovado, vai para a sanção ou veto da prefeita Elizabeth Silveira Schmidt (PSD).
Assuntos semelhantes:
Ezequiel pede prorrogação do vale-mercado em Ponta Grossa.
Câmara vota PL que cria dia de combate ao feminicídio em PG.
'CEI da Saúde' define Chociai e Ede como presidente e relator.