Fábio Jr. leva romantismo ao Verão Maior com hits que conectam gerações | aRede
PUBLICIDADE

Fábio Jr. leva romantismo ao Verão Maior com hits que conectam gerações

Cantor se apresenta neste sábado (24), no palco de Matinhos, com seus hits que embalaram gerações de brasileiros

A trajetória do cantor é marcada por sucessos que permanecem vivos
A trajetória do cantor é marcada por sucessos que permanecem vivos -

Publicado Por Milena Batista

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Cantor, compositor, ator e apresentador, Fábio Jr. é consagrado por todo o País por sua versatilidade. Romântico e dono de uma voz singular, o astro traz os maiores sucessos de seis décadas de discografia para o show gratuito de Matinhos, às 22h deste sábado (24), na programação do Verão Maior Paraná. Além de Fábio Jr., o final de semana no litoral paranaense será marcado por apresentações lotadas dos artistas Gusttavo Lima, Bruno & Denner, Israel & Rodolffo e Raça Negra.

Um dos maiores nomes da canção romântica, o artista mantém protagonismo por várias décadas na música brasileira. Fábio Jr. atravessou diferentes fases da indústria musical, do vinil ao streaming, sempre com público fiel e agenda de shows ativa.

A trajetória do cantor é marcada por sucessos que permanecem vivos na memória afetiva de diferentes gerações. Canções como “Pai”, “20 e Poucos Anos”, “O Que Que Há?”, “Quando Gira o Mundo”, “Caça e Caçador”, “Alma Gêmea” e "Só Você” ajudaram a consolidar sua imagem como um dos artistas mais populares da indústria fonográfica e renderam ao cantor o reconhecimento de galã da música brasileira.

Paralelamente à carreira musical, Fábio Jr. manteve uma presença constante na televisão e no cinema. Como ator, protagonizou novelas e personagens que marcaram época, como o famoso ator Roberto Mathias em "Roque Santeiro" (1985), ou o charmoso fotógrafo Jorge Tadeu em "Pedra sobre Pedra" (1992), ambos trabalhos escritos por Aguinaldo Silva.

Além dos folhetins televisivos, o ator integrou o elenco do filme "Bye Bye Brasil" (1980). Considerado um dos mais importantes do cinema nacional, o filme dirigido por Cacá Diegues foi sucesso de crítica na época e recebeu uma indicação à Palma de Ouro no Festival de Cannes, um dos mais prestigiados e famosos festivais de cinema do mundo.

TALENTO PRODÍGIO

A televisão sempre esteve presente na carreira de Fábio Jr. Adolescente nos anos 1960, iniciou sua trajetória junto com os irmãos. Eles formavam uma banda que tocava no programa “Mini-Guarda”, da Rede Bandeirantes. A atração televisiva foi derivada do movimento musical Jovem Guarda, que na época estava no auge.

Sucesso mirim, Fábio passou a fazer teleteatro na Bandeirantes com Cacilda Becker, uma das maiores e mais premiadas atrizes do teatro nacional. A relevância e credibilidade deram ao jovem fenômeno a possibilidade de iniciar a carreira musical. Seu primeiro lançamento foi sob o pseudônimo Mark Davis, com o álbum “I Want to Be Free Again”, de 1975, pelo selo MGM da gravadora Phonogram.

O primeiro trabalho tem o hit "Don't Let Me Cry", de 1973, que estourou nas paradas musicais da época. A música foi composta por Peter Dunaway, histórico diretor de música da gravadora Som Livre, que produziu e arranjou para Rita Lee e Guilherme Arantes. Assim como Peter, Fábio fez parte dos chamados brazilian singers, que foram brasileiros que cantavam em inglês na década de 1970.

Nessa época, muitas pessoas pensavam que esses cantores realmente eram de outros países. Foi o caso do Fábio Jr., que poucos sabiam que também era Mark Davis. Somente a partir de uma matéria no "Fantástico" que foi revelado ao público quem realmente era a pessoa por trás do pseudônimo. Depois de solicitarem uma maior aparição aos holofotes, o artista determinou à gravadora que passaria a cantar em português.

Foi a partir desta virada de chave que a carreira de cantor ficou em evidência. Com outro pseudônimo mais simples e objetivo, Fábio Corrêa Ayrosa Galvão tornou-se Fábio Jr. Embora não tenha o mesmo nome do pai, Fábio adotou o agnome “Júnior” e evitou o sobrenome para não ser confundido com o ator Flávio Galvão, famoso em novelas da época.

ATOR CANTOR

Na mesma gravadora, mas no selo Philips, o artista lançou seu primeiro álbum com o homônimo "Fábio Jr.", de 1976, um ano após o único disco como brazilian singer. A primeira produção teve o escritor Paulo Coelho como produtor, o mesmo parceiro de composições de Raul Seixas. Após o lançamento do álbum, Fábio Jr iniciou uma longa trajetória na Rede Globo, onde foi possível alternar com naturalidade entre a música e a atuação.

A combinação das duas artes foi decisiva para o sucesso do artista. Em 1978, Fábio cantou a música “Pai” durante episódio da minissérie "Ciranda Cirandinha". A música chamou a atenção de Janete Clair, célebre escritora que era conhecida como a “Maga das Oito”, devido a sucessivos êxitos no horário das 20h, o mais nobre da TV Globo. A autora escolheu a canção como tema de abertura de sua nova novela, “Pai Herói”, o que consagrou a música tema de paternidade.

Desde então, Fábio Jr emplacou vários hits em diversas novelas. A lista é longa, mas as principais músicas foram “Alma Gêmea” em folhetim homônimo; “Só Você” em Por Amor; “Esqueça” em A Viagem; “Vida” em Top Model; “Fêmea” em Perigosas Peruas; “Eu Nunca Estive Tão Apaixonado” em Explode Coração e “Enrosca” em Império.

No Verão Maior Paraná, o show de Fábio Jr. em Matinhos apresenta esse repertório consagrado em um espetáculo voltado à celebração da memória musical brasileira. Na noite de sábado (23), a expectativa é para que o romântico reúna o mar de gente virou marca dos shows gratuitos do Verão Maior Paraná no Litoral.

Confira os horários dos próximos shows:

Palco Matinhos

23 de janeiro - Raça Negra - 22 horas

24 de janeiro - Fábio Jr. - 22 horas

25 de janeiro - Gusttavo Lima - 17 horas

Palco Pontal do Paraná

23 de janeiro - Bruno & Denner - 20 horas

23 de janeiro - Israel & Rodolffo - 22 horas

24 de janeiro - Raça Negra - 22 horas

- Versatilidade e consagração: Fábio Jr. é cantor, compositor, ator e apresentador, consagrado nacionalmente por sua carreira multifacetada e voz romântica marcante, com seis décadas de sucessos.

- Carreira musical sólida: Um dos maiores nomes da música romântica brasileira, atravessou diferentes fases da indústria (do vinil ao streaming) mantendo público fiel e agenda ativa.

- Sucessos inesquecíveis: Canções como Pai, 20 e Poucos Anos, Caça e Caçador, Alma Gêmea e Só Você marcaram gerações e consolidaram sua imagem de galã da música brasileira.

- Atuação na TV e no cinema: Além da música, destacou-se como ator em novelas de sucesso como Roque Santeiro e Pedra sobre Pedra, e no cinema com o filme premiado Bye Bye Brasil.

- Show no Verão Maior Paraná: Fábio Jr. se apresenta gratuitamente em Matinhos, celebrando sua trajetória musical, dentro de uma programação que reúne grandes nomes da música nacional no litoral paranaense.

Informações: AEN

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right