Mostra de Rua do Fenata percorre Ponta Grossa a pé e de bicicleta
Seja a pé ou pedalando, a população pode se deparar com alguma das apresentações que compõem a tradicional mostra de Teatro de Rua
Publicado: 28/10/2025, 15:23

As ruas de Ponta Grossa serão tomadas pela arte durante o Festival Nacional de Teatro, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (Fenata-UEPG). Seja a pé ou pedalando, a população pode se deparar com alguma das apresentações que compõem a tradicional mostra de Teatro de Rua, entre os dias 9 e 13 de novembro.
A grande novidade trazida pela Mostra de Rua neste ano é a peça itinerante Percursos Afetivos – nela, as vias de Ponta Grossa se transformam em cenário para as narrativas do ator e contador de histórias Cadu Cinelli, que se apresentará para uma plateia itinerante de ciclistas. As paisagens e sons urbanos se tornam elementos das histórias de Cadu, em um trajeto que inicia na praça Santos Andrade, em frente ao Campus Centro da UEPG, no dia 12, às 18h30.
As inscrições para a peça Percursos Afetivos estão abertas e podem ser feitas pelo preenchimento do formulário, onde são apresentados detalhes e normas de segurança para os participantes. A proposta central de Percursos Afetivos, realizada ao longo de oito anos, é habitar poeticamente a cidade, como explica o artista. “A gente vai contar algumas histórias relacionadas às paisagens, a esses cotidianos que nos constroem enquanto seres que povoam as nossas cidades. A gente está muito animado com essa possibilidade de estar em Ponta Grossa, no Fenata e poder compartilhar esse projeto”, releva o artista.
Uma das mais tradicionais mostras do Fenata, o Teatro de Rua acontece de forma gratuita e contará com outras duas peças em sua programação. Confira:
Risas y Sonrisas- Cia Risas (Curitiba/PR)
09/11, às 15h e às 17h – Lago de Olarias
Classificação: livre
Duração: 55 min
Sinopse: Espetáculo de palhaçaria que celebra as cenas circenses tradicionais em diálogo com o presente. A trupe mergulha no repertório clownesco, revisita entradas clássicas que atravessam gerações, acrescenta elementos próprios e apresenta cenas que unem o riso secular à atualidade. Com música ao vivo, improvisações e participação do público, a peça convida todas as idades a compartilhar a experiência do riso coletivo.

À flor da pele- Grupo Teatral ApanelA (Ribeirão Preto/SP)
11/11, às 10h – Praça Santos Andrade, Campus Centro da UEPG
Classificação: livre
Duração: 40 min
Sinopse: Livremente inspirado nas poesias de Carolina Maria de Jesus, o espetáculo acompanha a jornada de pessoas em busca da felicidade. Com muita poesia, música e humor, somos apresentados a universos e personagens que brotam das páginas do livro, revelando emoções à flor da pele por serem quem são.

53º Fenata
O 53º Fenata tem produção da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Fundação de Apoio à UEPG e Núcleo de Cultura Fauepg, com parceria da Estratégia Projetos Criativos, Fecomércio/SescPR, Teatro CECI, Secretaria Municipal de Cultura de Ponta Grossa e RPC, e apoio do Sicredi e GMAD por meio da Lei Municipal de Incentivo a Eventos Geradores de Fluxo Turístico – Secretaria Municipal de Turismo – Prefeitura de Ponta Grossa, e apoio da Copel por meio do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (Profice) – Secretaria de Estado da Cultura – Governo do Paraná.
Com informações da assessoria de imprensa.





















