Projeto ‘Teatro na Escola: Expressão e Inclusão’, leva cultura a escolas públicas | aRede
PUBLICIDADE

Projeto ‘Teatro na Escola: Expressão e Inclusão’, leva cultura a escolas públicas

A circulação ocorre em 11 colégios, incentivando a expressão artística e o autoconhecimento

Projeto incentiva a expressão artística, o desenvolvimento pessoal e a inclusão social de estudantes da rede pública
Projeto incentiva a expressão artística, o desenvolvimento pessoal e a inclusão social de estudantes da rede pública -

Publicado por Lilian Magalhães

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Oficinas de teatro estão sendo realizadas em escolas públicas e periféricas de Ponta Grossa, ministradas pelo ator, produtor e diretor teatral Gabriel Vernek. A iniciativa foi aprovada pelo edital Multiartes, da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura da Secretaria de Estado da Cultura, sob o título “Teatro na Escola: Expressão e Inclusão”, com produção do Atteliê Criativo – Criação e Pesquisa em Arte.

As oficinas têm como objetivo incentivar a expressão artística, o desenvolvimento pessoal e a inclusão social de estudantes da rede pública. Partindo do entendimento de que o teatro é uma ferramenta pedagógica e social, o projeto busca criar um espaço seguro e acolhedor, no qual os alunos possam explorar emoções, desenvolver habilidades de comunicação e fortalecer a autoestima.

Para Vernek, o teatro vai além da arte e contribui em diferentes áreas da vida. “Ao promover o teatro nas escolas, pretendemos não apenas revelar talentos artísticos, mas também estimular habilidades essenciais, como comunicação, trabalho em equipe e resolução de conflitos”, explica.

Com abordagem interdisciplinar, o projeto possibilita o contato direto com as artes cênicas, estimulando o senso crítico e a cidadania, além de incentivar os jovens a refletirem sobre questões sociais e culturais relevantes em suas comunidades.

Além das escolas da área urbana, a circulação também alcança instituições da zona rural, como em Itaiacoca, onde os estudantes raramente têm acesso a bens culturais. Como medida de inclusão e acessibilidade, todas as oficinas contam com tradução simultânea para Libras (Língua Brasileira de Sinais), ampliando ainda mais a participação do público.

Projeto aprovado pela Secretaria de Estado da Cultura – Governo do Paraná, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, Ministério da Cultura – Governo Federal.

Com informações da assessoria.

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right