II Mostra de Culturas Religiosas Fé e Devoção inicia em PG
Evento celebra a diversidade religiosa e promove o diálogo inter-religioso na busca pela paz
Publicado: 24/07/2024, 00:30
A “II Mostra de Culturas Religiosas Fé e Devoção” iniciou nessa segunda-feira (22) em Ponta Grossa, trazendo o tema “Paz e Não Violência”. Organizado pela Secretaria Municipal de Cultura e pela URI (United Religions Initiative) de Ponta Grossa, o evento se estenderá até sábado (27) com uma série de atividades culturais e religiosas.
“As religiões exercem um papel importante na construção cultural da cidade e este é um dos eventos mais bonitos que realizamos, porque falamos sobre a importância da fé na vida das pessoas, debatendo formas de combater a intolerância religiosa e permitindo que a população conheça como a expressão de cada grupo se torna cultura”, afirma Alberto Portugal, Secretário de Cultura.
Roberto Barbosa, coordenador da URI-PG, destaca a importância do evento: “Precisamos unir nossas forças para criar um mundo mais pacífico e justo, e este evento é um passo significativo nessa direção”.
A programação iniciou com uma roda de conversa realizada na segunda-feira (22), no Cine Teatro Ópera. O tema central foi "Paz e Não Violência", e contou com a participação de representantes de diversas religiões, incluindo Espiritismo, Evangélicos Pentecostais, Budismo, Quimbanda, Seicho-no-ie, Xamanismo, Umbanda, Islamismo, Protestantes Históricos, Candomblé e Catolicismo. Roberto Barbosa será o mediador deste encontro.
Durante a roda de conversa, os participantes discutiram temas como desarmamento nuclear, retirada de tropas invasoras, redução de armas convencionais, assinatura de tratados de não-agressão, renúncia à guerra como método de resolução de conflitos, rejeição de todas as formas de violência, incorporação da Carta da Terra na Agenda Internacional dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e promoção da não-violência ativa, especialmente na educação. Cada religião teve cinco minutos para apresentar sua perspectiva sobre um ou mais dos temas.
PROGRAMAÇÃO:
24 de julho (quarta-feira)- Também no Cine Teatro Ópera às 19h30, haverá apresentações de danças, músicas e literatura com o Grupo de Dança do Colégio Sant’Ana, o Coral Espírita Adriano Tah, e representantes do Xamanismo, Budismo, Quimbanda, Islã e Cristianismo.
25 de julho (quinta-feira)- No Cine Teatro Ópera às 19h30, a programação incluirá músicas e danças da Casa do Divino, TUCAGIM, Coral Sesc, Candomblé, Focoláres, CUCAF, Afoxé e Cristianismo, além da Marcha da Paz e Não Violência.
26 de julho (sexta-feira)- É feriado municipal, e a programação inicia às 14h, no Lago Olarias, no qual haverá a inauguração dos marcos de Sant’Anna e Nanã. As apresentações acontecem a partir das 15h com a Celebração Nanã. Durante todo o dia, na Praça Marechal Floriano Peixoto, ocorrerá a Festa de Sant'Anna.
27 de julho (sábado)- A mostra se encerra com música na Concha Acústica da Praça Barão do Rio Branco às 15h. As apresentações incluirão o Coral Centro Social Casa do Piá, Gaita do Floriano, Terreiro Caboclos da Lei e a Ordem Sufi.
A II Mostra de Culturas Religiosas Fé e Devoção promete ser um evento de grande importância para a promoção da paz e do diálogo inter-religioso em Ponta Grossa. Participe e contribua para a construção de um mundo mais harmonioso e pacífico.
TERCEIRA MARCHA MUNDIAL PELA PAZ E NÃO VIOLÊNCIA- A Terceira Marcha Mundial pela Paz e Não Violência, realizada pelo Movimento Humanista Internacional, promove a paz, a não-violência e a sustentabilidade ambiental através de conferências, eventos culturais e manifestações em diversos países. A "II Mostra de Culturas Religiosas Fé e Devoção" em Ponta Grossa, organizada pela URI (United Religions Initiative) de Ponta Grossa, já faz parte das ações desenvolvidas para a Terceira Marcha Mundial. O evento discutirá os manifestos e propostas da marcha, reforçando o compromisso da cidade com a paz e a cooperação internacional. A URI é uma comunidade global dedicada a promover a cooperação entre diferentes tradições religiosas e espirituais, visando eliminar a violência religiosa e construir culturas de paz, justiça e cura para todos os seres vivos. Com mais de 250 mil membros em 118 países, a URI trabalha para promover o respeito e o amor entre as religiões.
Com informações: assessoria de imprensa.