Livro de professor da UEPG retrata paisagens culturais da América | aRede
PUBLICIDADE

Livro de professor da UEPG retrata paisagens culturais da América

Antonio Liccardo lança neste sábado, 26 de agosto, o livro “Paisagens culturais entre dois mares”

Antonio Liccardo lança neste sábado, 26 de agosto, o livro “Paisagens culturais entre dois mares”,
Antonio Liccardo lança neste sábado, 26 de agosto, o livro “Paisagens culturais entre dois mares”, -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O escritor e fotógrafo Antonio Liccardo lança neste sábado, 26 de agosto, o livro “Paisagens culturais entre dois mares”, um conjunto de fotografias sobre a riqueza natural e humana de um pedaço ainda pouco conhecido do planeta. “Uma experiência visual de percepção dos fragmentos de uma América do Sul caleidoscópica”, afirma o autor.

O evento acontece no Centro Histórico da capital paranaense a partir das 11h, na Pietra Nobile, e marca as ações do autor junto à comunidade com bate-papo e palestras sobre imagens captadas ao longo de anos e sua relação com história, paisagem e cultura de cada país do Cone Sul.

Segundo o jornalista e escritor Marcelo Lima, prefaciador da obra, para Antonio, a fotografia não é apenas um meio de catalogar a natureza, mas uma forma de perceber o mundo no entorno da paisagem – a cultura que dá sentido às atividades humanas e ao espaço. “‘Paisagens culturais entre dois mares’ é um livro que traz uma dimensão comparativa de um território marcado pela delicadeza de sua gente e a aspereza da sua história”, ressalta.

Além do livro impresso, “Paisagens culturais entre dois mares” está disponível gratuitamente para download neste link. O projeto, aprovado no Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (Profice) da Secretaria da Cultura, Governo do Estado do Paraná, tem o selo da série referência da Editora Estúdio Texto, captação de recursos da ABC Projetos e conta com o apoio das empresas: Copel e Continental.

Sobre o autor:

Antonio Liccardo é formado em Geologia pela Universidade Federal do Paraná e concluiu seu Mestrado e Doutorado em Ciências Naturais na Universidade Federal de Ouro Preto. Atualmente é professor da Universidade Estadual de Ponta Grossa, Paraná, onde pesquisa temas como geodiversidade e patrimônio geológico do Brasil. Publicou mais de 200 trabalhos científicos e de divulgação da ciência, entre eles 20 livros nos quais dá ênfase à fotografia. Fotografa desde 1983 e vem registrando as inúmeras expedições técnicas em que participou no Brasil e exterior. Seu grande interesse pela história resultou em alguns trabalhos feitos ao longo de rotas, como as percorridas pelo naturalista Auguste de Saint -Hilaire (1779-1853) no Paraná, Espírito Santo e Minas Gerais no século XIX. Mais recentemente, Liccardo tem documentado a geodiversidade no caminho dos tropeiros que ligava o Rio Grande do Sul a Minas Gerais nos séculos XVIII e XIX.

Serviço:

Lançamento do livro “Paisagens culturais entre dois mares”

Local: Pietra Nobile - Praça Garibaldi, 39 - Centro Histórico de Curitiba

Horário: 11h

Evento aberto ao público e com entrada gratuita.

Apoio: Copel e Continental

Projeto aprovado no Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (PROFICE) da Secretaria da Cultura, Governo do Estado do Paraná.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE