Como assistir ao Brasil nas Olimpíadas de Inverno 2026? Veja guia com datas e horários
Saiba como acompanhar os atletas brasileiros nos Jogos Olímpicos de Inverno Milano Cortina 2026

Os Jogos Olímpicos de Inverno 2026 começam nesta sexta-feira (6), na Itália. E pela 10ª vez consecutiva, o Brasil marca presença no evento, neste ano em cinco esportes. Mas diferente das edições anteriores, essa é primeira vez que o país vislumbra a chance de conquistar sua primeira medalha.
O que você precisa saber sobre as Olimpíadas de Inverno Milano Cortina 2026
Os Jogos Olímpicos de Inverno se iniciam hoje (6) e vão até 22 de fevereiro. Realizados a cada quatro anos, são intercalados por dois anos entre as Olimpíadas de Verão. Em 2026, os Jogos são realizados em duas cidades italianas: Milão e Cortina d’Ampezzo.
- A metrópole de Milão concentrará os esportes realizados no gelo e arenas fechadas, como patinação artística e hóquei no gelo.
- Já Cortina d’Ampezzo, localizada nos Alpes italianos, será anfitriã dos esportes de neve e montanha. A cidade, conhecida como a “rainha das dolomitas”, é patrimônio Mundial da UNESCO e um dos destinos mais tradicionais de esqui da Europa.

Participam das Olimpíadas de Inverno cerca de 2.900 atletas de mais de 90 Comitês Olímpicos Nacionais. Dentre eles, 14 competem pelo Brasil, sendo a maior delegação do país até hoje.
Entre as novidades dos Jogos de Inverno está a introdução de uma nova modalidade, o esqui de montanha. Além disso, Milano Cortina 2026 conta com a maior porcentagem de atletas mulheres até então: 47% do total de participantes.
Mascotes de Milano Cortina 2026

As mascotes das Olimpíadas de Inverno são os arminhos Tina (mascote olímpica) e Milo (mascote paralímpico). O nome é derivado das cidades-sede, e a espécie do pequeno mamífero é encontrada na Europa.
Onde assistir aos Jogos Olímpicos de Inverno 2026
No Brasil, as Olimpíadas de Inverno 2026 serão transmitidas ao vivo na TV aberta, pela Globo, na TV por assinatura, pela Sportv, ou no Youtube, pela GeTV e CazéTV.
MODALIDADES
Ao todo, existem 16 modalidades nos Jogos Olímpicos de Inverno distribuídas em 116 eventos (provas). As modalidades são divididas entre os esportes de gelo, que acontecem em pistas congeladas artificiais ou em arenas fechadas, e esportes de neve, praticados em superfícies cobertas por neve natural ou artificial.
- Modalidades de esportes na neve: esqui alpino, esqui cross-country, esqui de montanha (nova modalidade), esqui estilo livre, salto de esqui, snowboard, Biatlo e combinado nórdico.
- Modalidades de esportes no gelo: patinação artística, patinação de velocidade, patinação de velocidade em pista curta, hóquei no gelo, curling, bobsled, luge, skeleton.

Em quais modalidades o Brasil compete nas Olimpíadas de Inverno 2026?
A delegação brasileira participa dos Jogos Olímpicos de Inverno em cinco modalidades: esqui alpino (quatro atletas), bobsled (quatro atletas e um reserva), skeleton (uma atleta), snowboard (dois atletas) e esqui cross-country (três atletas).
No dia 10 de fevereiro, o Brasil estreia sua participação com o esqui cross-country. Já o bobsled encerra a participação no evento, no dia 22.
- As principais expectativas de pódio recaem sobre o skeleton, com Nicole Silveira, esqui alpino, com Lucas Pinheiro Braathen e snowboard com Patrick Burgener.
Conheça os atletas do Brasil com chance de medalha em Milano Cortina 2026:
Nicole Silveira
Nicole Silveira, aos 31 anos, representa o Brasil no skeleton desde 2017. A gaúcha, que se mudou para o Canadá ainda criança, foi a primeira brasileira a ganhar uma medalha em Copas do Mundo, isto é, principal circuito internacional dos esportes de inverno.
Em Pequim 2022, Nicole alcançou o segundo melhor resultado do Brasil em Olimpíadas de Inverno e o melhor desempenho do país em esportes de gelo, ao terminar na 13ª colocação. Desde então, a atleta soma três medalhas de bronze em Copas do Mundo.
- Em janeiro deste ano, a brasileira voltou a fazer história ao registrar o melhor resultado de sua carreira na temporada 2025/26 da Copa do Mundo de Skeleton, com um oitavo lugar, assim entrando pela primeira vez no top 10 do ranking mundial.
Lucas Pinheiro Braathen
Lucas Pinheiro Braathen, aos 25 anos, representa o Brasil no esqui alpino desde 2024. Desde então, já conquistou 10 medalhas em Copas do Mundo para o país. Hoje, está entre os três melhores da Copa do Mundo de 2025/2026.
- O atleta de pai norueguês e mãe brasileira nasceu em Oslo. Em 2022, competiu pela Noruega em sua primeira Olimpíada de Inverno, em Pequim. Na ocasião, o atleta não completou suas duas provas. Mas agora, a expectativa é de um resultado diferente – e dessa vez, pelo Brasil.
Patrick Burgener
Patrick Burgener, de 31 anos, passou a defender o Brasil no snowboard halfpipe na temporada 2025/26, após mudar de nacionalidade. O atleta levou primeiro pódio do Brasil no circuito mundial da modalidade ao conquistar a medalha de bronze na etapa de Calgary da Copa do Mundo.
- Filho de mãe brasileira e pai suíço, Patrick já disputou duas Olimpíadas de Inverno pela suíça, ficando em quinto lugar em PyeongChang, na Coreia do Sul, em 2018 e 11º lugar em Pequim 2022. Em Milano Cortina, vai defender o Brasil nos Jogos de Inverno pela primeira vez, sendo uma das principais apostas do país.
Cerimônia de Abertura: quem se apresenta e onde assistir

A Cerimônia de Abertura ocorre nesta sexta-feira (6), em Milão. O evento começa às 16h no horário de Brasília (20h no horário de Milão), no Milano San Siro Olympic Stadium, e será transmitido ao vivo pela TV Globo, Sportv, GeTV e CazéTV.
A cerimônia terá apresentações de Mariah Carey e dos cantores italianos Laura Pausini e Andrea Bocelli. Outros artistas também foram convidados, como os atores Pierfrancesco Favino e Sabrina Impacciatore, e o rapper Ghali.
Rebeca Andrade, maior medalhista olímpica brasileira, também estará presente integrando o grupo de 10 personalidades que carregam a bandeira com os aros olímpicos. Já os atletas Lucas Pinheiro Braathen e Nicole Silveira serão porta-bandeiras do Time Brasil.
A cerimônia encerrará com duas piras olímpicas acesas: uma em Milão, no Arco della Pace, marco histórico da cidade, e outra em Cortina d'Ampezzo, na Piazza Dibona, considerada o coração simbólico da tradicional cidade alpina.
Veja a agenda do Brasil nos Jogos Olímpicos de Inverno Milano Cortina 2026 (horários de Brasília)

10 de fevereiro (terça-feira)
Esqui Cross-Country;
5h15: Sprint Clássico Feminino, classificatória (Bruna Moura e Eduarda Ribera);
5h55: Sprint Clássico Masculino, classificatória (Manex Silva).
11 de fevereiro (quarta-feira)
Snowboard Halfpipe;
15h30 e 16h27: Classificatórias masculinas (descidas 1 e 2);
(Augustinho Teixeira e Pat Burgener).
12 de fevereiro (quinta-feira)
Esqui Cross-Country;
9h: 10 km Feminino – Técnica Livre (Bruna Moura e Eduarda Ribera).
13 de fevereiro (sexta-feira)
Esqui Cross-Country;
7h45: 10 km Masculino – Técnica Livre (Manex Silva);
Skeleton;
12h e 13h48: Descidas 1 e 2 Feminino (Nicole Silveira);
Snowboard Halfpipe;
15h30: Final Masculino.
14 de fevereiro (sábado)
Esqui Alpino;
6h e 9h30 : Slalom Gigante (Masculino) Descidas 1 e 2;
(Lucas Pinheiro Braathen e Giovanni Ongaro);
Skeleton;
14h e 15h44: Descidas 3 e 4 Feminino (Nicole Silveira).
16 de fevereiro (segunda-feira)
Bobsled;
6h e 7h57: 2-Man Descidas 1 e 2;
Esqui Alpino;
6h e 9h30: Slalom (Masculino) | Descidas 1 e 2;
(Lucas Pinheiro Braathen, Christian Oliveira e Giovanni Ongaro).
17 de fevereiro (terça-feira)
Bobsled;
15h e 17h05: 2-Man Descidas 3 e 4.
18 de fevereiro (quarta-feira)
Esqui Cross-Country;
5h45: Sprint por Equipe – Técnica Livre (Feminino) Classificatória;
(Bruna Moura e Eduarda Ribera);
Esqui Alpino;
6h e 9h30: Slalom (Feminino) Descidas 1 e 2;
(Alice Padilha).
21 de fevereiro (sábado)
Bobsled;
6h e 7h57: 4-Man Descidas 1 e 2.
22 de fevereiro (domingo)
Bobsled;
6h e 8h15: 4-Man Descidas 3 e 4.
Você pode conferir a programação completa, os resultados e as medalhas de Milano Cortina 2026 no site oficial dos Jogos Olímpicos de Inverno Milano Cortina 2026 e no aplicativo oficial, disponível em iOS e Android.
Com informações de: Seu Dinheiro.




















