Projeto Leões do Tatame completa 7 anos neste mês
O projeto tem como objetivo oferecer por meio da prática do judô, de forma gratuita, o desenvolvimento físico, mental e social para crianças e jovens de 3 a 14 anos
Publicado: 25/07/2024, 10:51
O Projeto Leões do Tatame completa 7 anos no mês de julho e se destaca como um dos maiores projetos sociais da modalidade de judô do Paraná. É uma iniciativa social, esportiva e educacional, da Associação de Judô Carlos Silva, a qual tem como objetivo oferecer por meio da prática do judô, de forma gratuita, o desenvolvimento físico, mental e social para crianças e jovens de 3 a 14 anos.
A iniciativa teve início suas atividades no município de Ponta Grossa em 2017 e, após parceria firmada com a Prefeitura Municipal de Castro e Secretaria Municipal de Educação (SMED), também passou a atender nos Centros Municipais de Educação Infantis (CMEI), em 2022. Nas escolas em tempo integral, foi implantada a modalidade em sua grade curricular, levando de forma gratuita, para mais de 3 mil alunos que contam com duas aulas semanais.
A prática de atividades físicas ajudam na melhora da qualidade de vida e, segundo a UNESCO, braço das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, o judô é o melhor esporte como formação inicial para as crianças e jovens de quatro a vinte e um anos, já que promove uma educação física integral.
O idealizador e responsável pelo projeto, sensei Carlos Silva, graduado em Educação Física e faixa preta da modalidade, enfatiza a importância que a prática regular do judô proporciona. “Dentro do tatame, o judô é mais que uma atividade física, esporte e arte marcial, pois vai além de trabalhar a defesa pessoal e ajuda na formação integral, auxiliando no fortalecimento da concentração, da disciplina e da autoconfiança, ensinando as crianças a lidarem com desafios". Para Carlos, os benefícios irão refletir na escola, através da melhora do desempenho escolar e em todos os aspectos que levarão para a vida, além de auxiliar, na melhora da coordenação motora, força e resistência.
GALERIA DE FOTOS
Em Ponta Grossa, o projeto passou a atender em sede própria neste ano. Ela está localizada na rua Fagundes Varela - 610, no bairro de Uvaranas. “Devido a uma questão logística e para oferecer maiores possibilidades de horários para os nossos alunos, optamos em migrar para um espaço próprio, mas mantendo os mesmos ideais e princípios que norteiam o projeto desde o seu início, acompanhando nossos judocas no desempenho escolar, frequência na escola e nos treinos e comportamento casa-escola-treinos” finaliza o sensei Carlos.
A Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) aprovou em 2022, a concessão do título de Utilidade Pública Estadual à Associação Judô Carlos Silva que é um mecanismo do governo estadual de concessão para as instituições, com a intenção de celebrar convênios, contar com isenção de impostos e estarem aptas para receber recursos públicos. Neste ano, o projeto passou a ser uma das entidades paranaenses aptas a receber benefícios do Programa Nota Paraná, do Governo do Estado. Através de doação de notas fiscais (sem CPF) o programa visa reverter em créditos para a manutenção de projetos sem fins lucrativos.
Com estas concessões, o Leões do Tatame foca nos próximos passos. “O crescimento de um projeto social é traçado por um caminho que, após se consolidar, é necessário essas concessões para poder ingressar com pedidos através de Lei de Incentivo ao Esporte por exemplo o que faz que tenhamos mais condições de investir para melhorar cada vez mais a qualidade e assim poder expandir e chegar a cada vez mais alunos”, comenta.
A Lei de Incentivo ao Esporte (LIE), como é mais conhecida, permite que recursos provenientes de renúncia fiscal sejam aplicados em projetos das diversas manifestações desportivas e paradesportivas distribuídos por todo o território nacional. Por meio de doações e patrocínios, os projetos executados via Lei de Incentivo ao Esporte
GALERIA DE FOTOS
Das assessorias