Ponta-grossenses buscam escrever histórias na São Silvestre | aRede
PUBLICIDADE

Ponta-grossenses buscam escrever histórias na São Silvestre

Corrida mais importante da América Latina acontece no próximo domingo

Maria Vaz e Everson Quadros na São Silvestre
Maria Vaz e Everson Quadros na São Silvestre -

Kadu Mendes

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A Corrida de São Silvestre é a mais tradicional entre as maratonas de rua do Brasil e fecha anualmente o calendário esportivo nacional. Muitos corredores têm o sonho de participar da prova, alguns para cumprir promessas, outros por diversão e tem aqueles que vão pelo desafio de correr junto de alguns dos melhores corredores do mundo.

Atletas ponta-grossenses que já participaram da corrida histórica de São Silvestre relatam a emoção sentida somente pelo fato de estarem na prova. O Portal aRede conversou com dois corredores de Ponta Grossa que relatam a experiência em participar da corrida mais importante da América Latina.

Maria Vaz irá correr a São Silvestre pela 13ª vez. Ela começou em 2009 e só não participou da prova em 2015. Lembrando que em 2020 não houve a corrida por conta da pandemia de Covid-19. A atleta destaca que acima de qualquer resultado, a São Silvestre é um local para reencontrar amigos, fazer novas amizades e alimentar o espírito de união junto da própria equipe de corrida.

  "É uma prova em que todos vão para fechar o ano com chaves de ouro"

Maria Vaz
 

O melhor tempo de Maria na São silvestre foi registrado em 2018, quando concluiu os 15 quilômetros em 1:05'27". A marca rendeu a ela a melhor colocação da categoria e o 35º melhor tempo geral.

Aos 57 anos, Maria espera participar de várias São Silvestres e para manter a forma, ela tem uma rotina de vida muito ativa. Além de atleta de corrida, ela também pratica natação, ioga, hidroginástica, musculação, pilates e aula de danças.

O melhor tempo de Maria na prova foi em 2018
O melhor tempo de Maria na prova foi em 2018 |  Foto: Arquivo pessoal/Maria Vaz.
 

A primeira São Silvestre de Éverson Quadros foi em 2019. Ele retornou a correr nas ruas da capital paulista em 2021 e 2022. "Comecei a correr aos 13 anos com meu pai. Nosso sonho era participar da São Silvestre". O atleta ainda conta que estar na São Silvestre é uma motivação de vida e um combustível para continuar correndo.

  "Não há palavras para descrever o sentimento que é correr uma São Silvestre. É um sonho estar lá"

Everson Quadros
 

Everson já terminou a São Silvestre entre os 10 melhores tempos na categoria para atletas amadores de 25 a 29 anos.  Por estar se recuperando de um problema da saúde, em 2023 Everson não poderá participar da São Silvestre. Ele havia se planejado para correr no dia 31 de dezembro, mas há alguns meses foi acometido por uma infecção nos rins, o que fez o atleta abortar o plano. Isso não desmotivou Everson, que foca no futuro da carreira de corredor. "Agora é reforçar a planilha de treinos para ano que vem, vou buscar evoluir ainda mais", afirma.

Imagem ilustrativa da imagem Ponta-grossenses buscam escrever histórias na São Silvestre
 

A São Silvestre acontece no próximo domingo, dia 31 de dezembro. A largada para a categoria cadeirantes está marcada para as 07h25. Na categoria feminina, a largada será às 07h40, já a prova masculina inicia às 08h05.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE