CBF se solidariza com Vini Jr. após novo caso de racismo na Espanha | aRede
PUBLICIDADE

CBF se solidariza com Vini Jr. após novo caso de racismo na Espanha

Torcedor do Sevilha ofendeu o jogador do Real Madrid e da Seleção Brasileira com um gesto racista durante partida do Campeonato Espanhol

Vinícius Jr. vem cobrando medidas contra seguidos crimes cometidos contra ele
Vinícius Jr. vem cobrando medidas contra seguidos crimes cometidos contra ele -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O brasileiro Vinicius Junior foi novamente vítima de racismo neste sábado (21): um torcedor do Sevilha ofendeu o jogador do Real Madrid e da Seleção Brasileira com um gesto racista durante a partida entre os dois clubes pelo Campeonato Espanhol.

A CBF se solidariza com o atacante, mais uma vez vítima deste crime hediondo. "É chocante assistir novamente aos atos de racismo contra o Vinicius Junior. Racismo é crime e deve ser combatido sempre. É lamentável ainda assistirmos a declarações deste tipo. Sou negro e sei da dor que ele sente em cada atitude racista dos torcedores. Vou sempre me solidarizar com as vítimas de racismo. Não podemos normalizar. Minha voz sempre será ouvida para coibir tais atitudes brutais. Estamos tomando medidas efetivas e não vamos parar até expulsarmos os racistas dos estádios", disse o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues. 

Após a partida, o Sevilha anunciou que identificou e entregou às autoridades um torcedor por praticar racismo e xenofobia durante o jogo. "Pelo menos, desta vez, o agressor não saiu impune do estádio. O Sevilha fez o mínimo que uma atitude racista merece. A CBF vai continuar pressionando todas as autoridades do futebol e de fora do esporte para que esse crime hediondo seja punido com rigor. A CBF segue fazendo o trabalho com a Fifa, Conmebol e Uefa para que todas as entidades do esporte no mundo atue de forma veemente contra o racismo", acrescentou.

A luta antirracista é um dos pilares do mandato do presidente da CBF, o primeiro negro e nordestino a comandar a entidade máxima do futebol brasileiro. Desde quando foi eleito para assumir o cargo no ano passado, Ednaldo trabalha contra a discriminação e a favor da inclusão no futebol.

O Brasil foi o primeiro país a adotar uma pena esportiva em casos de preconceito nos estádios. A partir deste ano, os clubes poderão perder pontos em caso de atos discriminatórios cometidos até por torcedores nos estádios. A punição foi proposta pelo presidente.

Veja a nota de Vinicius Junior pelas redes sociais:

Parabéns ao Sevilla pelo rápido posicionamento e pela punição em mais um triste episódio para o futebol espanhol.

Infelizmente, tive acesso a um vídeo com outro ato racista na partida deste sábado, dessa vez praticado por uma criança. Lamento muito que não haja ninguém para educá-la.

Eu invisto, e invisto muito, na educação no Brasil para formar cidadãos com atitudes diferentes dessas. O rosto do racista de hoje está estampado nos sites como em várias outras vezes.

Espero que as autoridades espanholas façam sua parte e mudem a legislação de uma vez por todas. Essas pessoas têm que ser punidas criminalmente também. Seria um ótimo primeiro passo para se preparar para a Copa do Mundo de 2030.

Estou à disposição para ajudar. Desculpem parecer repetitivo, mas é o episódio isolado número 19. E contando...

As informações são de assessoria

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE