Frente fria avança pelo Brasil e pode provocar até 200 mm de chuva no sul do Brasil
Massa de ar frio derruba temperaturas após período de calor intenso e aumenta o risco de temporais entre terça (24) e quarta-feira (25)

Uma nova frente fria começa a se organizar no início da semana e deve avançar pelo Brasil nos próximos dias, provocando volumes expressivos de chuva e queda nas temperaturas, especialmente na Região Sul. De acordo com a previsão meteorológica, o sistema pode gerar acumulados de até 200 milímetros, além de ampliar as áreas de instabilidade entre terça-feira (24) e quarta-feira (25), elevando o risco de temporais.
Após um período marcado por calor intenso e alta umidade, a chegada da primeira massa de ar frio sobre parte das regiões Sul e Sudeste contribui para amenizar as temperaturas. Embora não seja considerada uma frente fria de forte intensidade, o sistema será suficiente para provocar sensação térmica mais amena, principalmente no leste do Sul do país, em áreas de São Paulo, no sul de Minas Gerais e no Rio de Janeiro.
Já neste domingo (22), são previstas pancadas de chuva localmente intensas, sobretudo entre a tarde e a noite, com possibilidade de temporais isolados. Pela manhã, as menores temperaturas foram registradas nas áreas serranas de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.
As mínimas mais baixas devem ocorrer nas regiões de maior altitude, com marcas entre 11°C e 12°C na Serra Catarinense e entre 15°C e 18°C no interior de Santa Catarina. No leste do Paraná e de Santa Catarina, no extremo nordeste do Rio Grande do Sul, no leste de São Paulo e em áreas do norte, centro e sul de Minas Gerais, as máximas tendem a variar entre 21°C e 27°C.
Em localidades mais elevadas, como a Serra Catarinense e a Região Serrana do Rio de Janeiro, as máximas podem permanecer ainda mais baixas, oscilando entre 15°C e 18°C nos próximos dias.
Com informações do Metrópoles





















