Adolescente morto por tubarão em Olinda entrou no mar escondido, relata prima | aRede
PUBLICIDADE

Adolescente morto por tubarão em Olinda entrou no mar escondido, relata prima

Jovem de 13 anos foi socorrido, mas chegou ao hospital já sem vida após ataque no litoral pernambucano

Deivson Rocha Dantas, de 13 anos, morto após ataque de tubarão
Deivson Rocha Dantas, de 13 anos, morto após ataque de tubarão -

João Victor

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Um adolescente de 13 anos morreu após ser atacado por um tubarão na tarde desta quinta-feira (29), na praia Del Chifre, em Olinda, na Região Metropolitana do Recife. O jovem, identificado como Deivson Rocha Dantas, foi retirado do mar e levado ao Hospital do Tricentenário, no Bairro Novo, mas não resistiu aos ferimentos, conforme informações do Brasil 247.

Familiares relataram que o adolescente teria ido à praia sem autorização. Uma prima contou que o jovem entrou no mar de forma escondida e descreveu os momentos de desespero após o ataque. “Ele foi escondido à praia, quando cheguei aqui ainda deu para ver o tubarão e meu primo já fora do mar, resgatado pelos amigos da idade dele. Um pastor chegou e conseguiu prestar ajuda, mas já era tarde”, afirmou.

De acordo com o médico Levy Dalton, clínico geral que atendeu a ocorrência, Deivson já chegou à unidade hospitalar sem sinais vitais, em razão da grande perda de sangue causada pela mordida. O ataque atingiu a coxa direita, região onde passam artérias importantes. “Ele tinha uma lesão bastante extensa, num local de artérias no membro inferior, e como a lesão foi bastante extensa, provavelmente ele perdeu bastante sangue. E isso foi o quadro que fez o levar a um quadro de óbito. Ele já chegou aqui na unidade sem vida”, declarou.

O médico explicou ainda que toda a equipe estava mobilizada no momento da chegada do adolescente, mas não foi possível reverter o quadro clínico. “Toda a equipe estava posta quando ele chegou aqui. Fizemos todas as medidas possíveis de acordo com o suporte avançado de vida. Mas, infelizmente, a gente não conseguiu reanimá-lo. Uma fatalidade, a gente, a equipe do hospital, deixa nossas condolências para a família e os amigos, mas infelizmente a gente não conseguiu fazer muito por ele”, disse.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES), o adolescente brincava no mar com amigos quando foi mordido. Um homem que estava na praia ajudou no resgate e tentou realizar manobras de reanimação ainda na areia. Em seguida, moradores colocaram o jovem em um carro particular e o levaram ao hospital, já em parada cardiorrespiratória.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) informou que foi acionado às 14h21 para atender uma ocorrência envolvendo um animal marinho, mas, ao chegar ao local, constatou que a vítima já havia sido levada por terceiros. O médico responsável reforçou a gravidade da lesão e ponderou que, mesmo com atendimento rápido, a situação era extremamente delicada. “Como foi uma área extensa, com artérias, perdeu bastante sangue. […] Seria um caso bastante difícil mesmo com o suporte da equipe avançada do Samu. Mas eu não sei se, se o Samu chegasse a tempo, o paciente chegaria com vida aqui. Não dá para saber, infelizmente”, afirmou.

Imagens feitas após o incidente mostram intensa movimentação na praia e o momento em que o adolescente é retirado do local. Próximo ao ponto do ataque, há placas que alertam para o risco de incidentes com tubarões. A praia Del Chifre fica próxima ao limite entre Olinda e Recife e é considerada área de risco pelas autoridades.

Em nota, o Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarão (Cemit) confirmou o ataque e informou que há 13 placas de sinalização em Olinda alertando para o risco, sendo quatro instaladas especificamente na praia Del Chifre. “A área é monitorada pelo Cemit para registro de incidentes desde a década de 90 e é incluída no Decreto Estadual 21.402/99, com a finalidade de estabelecer interdição para práticas de atividades náuticas pelo seu alto risco de incidentes”, diz o comunicado.

Com a morte de Deivson Rocha Dantas, sobe para 82 o número de ataques de tubarão registrados no litoral de Pernambuco desde 1992, a maioria concentrada na Região Metropolitana do Recife. A praia Del Chifre já havia registrado um ataque contra um surfista em 2023.

LEIA O RESUMO DA MATÉRIA ABAIXO: 

- Adolescente de 13 anos morreu após ataque de tubarão na praia Del Chifre, em Olinda.

- Segundo familiares, o jovem entrou no mar escondido e chegou ao hospital já sem vida.

- Litoral de Pernambuco soma 82 ataques registrados desde 1992, segundo dados oficiais.

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right