Calor e temporais voltam a marcar a semana no Paraná | aRede
PUBLICIDADE

Calor e temporais voltam a marcar a semana no Paraná

Após período mais ameno, temperaturas sobem gradualmente e a combinação de calor e umidade favorece pancadas de chuva e tempestades isoladas em todo o Estado

Características de verão voltam ao Paraná nesta semana
Características de verão voltam ao Paraná nesta semana -

João Victor

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

As condições típicas do verão voltam a predominar no Paraná ao longo desta semana, com elevação gradual das temperaturas e aumento da instabilidade atmosférica. A combinação entre calor e umidade deve provocar pancadas de chuva, que podem evoluir para temporais localizados principalmente no fim da tarde, conforme informações da Agência Estadual de Notícias.

Após uma semana marcada por temperaturas mais baixas no Leste do Estado e pela atuação de uma massa de ar seco, o frio perdeu força. Na última sexta-feira (23), diversas cidades registraram as menores temperaturas do ano até o momento, como Guarapuava, com 12,6°C, Telêmaco Borba, com 10,4°C, e o distrito de Entre Rios, também em Guarapuava, onde os termômetros chegaram a 9,9°C. Em Curitiba, o domingo (25) marcou a menor temperatura de 2026 até agora, com 13,6°C.

A partir de segunda-feira (26), as temperaturas mínimas ficaram acima de 13°C em todas as estações do Simepar. O dia começou com variação de nuvens, principalmente nas regiões Centro-Sul, Campos Gerais e Leste, além de chuviscos ocasionais na Serra do Mar e no litoral.

“Ao longo da manhã e também no período da tarde, o sol predomina e as temperaturas se elevam, o que favorece a formação de pancadas de chuva pelo Estado, especialmente nas regiões que fazem divisa com o Mato Grosso do Sul e também São Paulo”, explica o meteorologista do Simepar, Leonardo Furlan. Segundo ele, há possibilidade de temporais localizados no fim do dia.

Na terça-feira (27), o cenário se mantém, com temperaturas em elevação inclusive no Leste, onde algumas cidades podem atingir os 30°C — marca que Curitiba não registra desde o dia 9 de janeiro. No Norte e Oeste, os termômetros podem ultrapassar os 35°C. “Novamente há possibilidade para pancadas de chuva com trovoadas localizadas, agora de forma mais generalizada”, afirma Leonardo.

A quarta-feira (28) segue com variação de nuvens pela manhã e pancadas de chuva isoladas a partir da tarde, com risco de temporais pontuais, rajadas de vento e granizo. Já entre quinta (29) e sexta-feira (30), a formação de um cavado meteorológico entre a Argentina, Uruguai e Rio Grande do Sul deve aumentar significativamente as instabilidades no Paraná.

“Neste período aumenta o risco para tempestades, que podem acontecer em todas as regiões do Estado, inclusive no Litoral”, destaca o meteorologista.

A Defesa Civil Estadual acompanha o monitoramento do tempo 24 horas. Em caso de necessidade, a população pode receber alertas por SMS ou WhatsApp. Para se cadastrar, basta enviar o CEP por SMS para o número 40199 ou interagir via WhatsApp pelo número (61) 2034-2611. Em situações mais extremas, os avisos são enviados por tecnologia cell broadcast, sem necessidade de cadastro prévio.

LEIA ABAIXO O RESUMO DA MATÉRIA: 

- Temperaturas sobem gradualmente e o calor volta a predominar no Paraná

- Pancadas de chuva e temporais isolados podem ocorrer, principalmente à tarde

- Defesa Civil monitora o tempo e mantém sistema de alertas para a população

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right