Fungo em panetones leva Anvisa a proibir venda de lotes no país
Órgão também proibiu fórmulas infantis por risco de contaminação por toxina
Publicado: 08/01/2026, 16:30

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a proibição da comercialização, distribuição e consumo de quatro lotes de panetones fabricados pela D’Viez Indústria e Comércio de Chocolates Finos Ltda.
A medida ocorre após o fabricante comunicar, de forma voluntária, a identificação de fungos na superfície dos produtos.
O recolhimento envolve os seguintes itens, todos do lote 251027, com validade até 27 de fevereiro:
Mini Panetone com Gotas de Chocolate Trufado Tradicional – 140gPanetone Nossa Língua Trufado com Bombons Formato de Língua de Gato – 700gPanetone com Gotas de Chocolate Trufado Tradicional – 700gPanetone com Frutas Trufado Tradicional – 700g
Segundo a Anvisa, os produtos foram considerados impróprios para consumo antes da data de vencimento, o que motivou a adoção da medida preventiva.
NOTA DA D'VIEZ
Em comunicado divulgado pela própria empresa, a D’Viez Chocolates Finos informou que a decisão de recolhimento é voluntária e preventiva, reforçando o compromisso com a segurança dos consumidores.
“Tendo a qualidade como prioridade máxima há mais de 40 anos, a D’Viez Chocolates Finos comunica o recolhimento voluntário e preventivo de um lote específico dos produtos”, informou a empresa.
A D’Viez esclareceu ainda que “a medida é preventiva, uma vez que o fabricante identificou que o lote 251027 encontra-se impróprio para o consumo antes da data de vencimento”.
Na nota, a empresa pede desculpas pelo ocorrido e afirma que “atua em conjunto com seus fornecedores e demais parceiros envolvidos para recolher todos os produtos do lote identificado o mais rápido possível”.
A D’Viez destacou também que todos os demais produtos da marca que não fazem parte do lote mencionado podem ser consumidos normalmente.
OUTROS RECOLHIMENTOS DETERMINADOS PELA ANVISA
Além dos panetones, a Anvisa também suspendeu a comercialização, distribuição, fabricação, divulgação e consumo de diversos produtos da empresa Coguvita II Alimentos Ltda., da marca Smush Smushnuts.
De acordo com a agência, os alimentos continham os cogumelos Lion’s Mane e Cordyceps, ingredientes que não possuem segurança avaliada para uso em alimentos. A Anvisa também apontou irregularidades na divulgação, com alegações de benefícios à saúde mental, memória, foco e imunidade sem comprovação científica.
Foram proibidos todos os lotes de produtos como pastas, barras, granolas, mixes de castanhas e cápsulas de café da marca.
FÓRMULAS INFANTIS DA NESTLÉ TAMBÉM ENTRAM EM RECALL
Em outra decisão, a Anvisa determinou a proibição da venda, distribuição e uso de alguns lotes de fórmulas infantis das marcas Nestogeno, Nan Supreme Pro, Nanlac Supreme Pro, Nanlac Comfor, Nan Sensitive e Alfamino, fabricadas pela Nestlé Brasil Ltda.
Segundo a agência, a medida é preventiva e está relacionada ao risco de contaminação por cereulide, uma toxina produzida pela bactéria Bacillus cereus. O consumo pode causar vômitos persistentes, diarreia e letargia.
A Nestlé informou que iniciou um recall voluntário e preventivo após identificar a possível presença da substância em um ingrediente proveniente de um fornecedor global. A empresa afirmou que, até o momento, não há registro confirmado de casos associados ao consumo dos produtos.
A orientação da Anvisa é que pais e responsáveis verifiquem o número do lote no rótulo e suspendam imediatamente o uso caso o produto esteja entre os afetados, entrando em contato com o serviço de atendimento ao consumidor da empresa.
LEIA UM RESUMO DA NOTÍCIA:
Panetones da D’Viez proibidos: A Anvisa determinou a proibição e o recolhimento de quatro tipos de panetones da D’Viez Chocolates Finos, todos do lote 251027, após a identificação voluntária de fungos na superfície dos produtos. A empresa afirmou que a medida é preventiva e que os demais lotes podem ser consumidos normalmente.
Outros alimentos suspensos: A agência também proibiu todos os produtos da marca Smush Smushnuts, da empresa Coguvita II Alimentos Ltda., por conter cogumelos sem segurança avaliada para consumo e por divulgação de benefícios à saúde sem comprovação científica.
Recall de fórmulas infantis da Nestlé: Alguns lotes de fórmulas infantis da Nestlé foram incluídos em recall preventivo devido ao risco de contaminação por uma toxina associada à bactéria Bacillus cereus. A orientação é suspender o uso dos produtos afetados e procurar o SAC da empresa.
Com informações de: Agrofy News.




















