Klabin fortalece compromisso ambiental e se torna TNFD Adopter
Iniciativa reforça a liderança em sustentabilidade e a transparência das divulgações relacionadas à biodiversidade, ao solo, à água e ao clima
Publicado: 23/12/2025, 15:27

A Klabin dá mais um passo importante em sua trajetória de transparência e responsabilidade ambiental ao se tornar oficialmente uma TNFD Adopter, unindo-se ao grupo global de organizações comprometidas com as recomendações da Taskforce on Nature-related Financial Disclosures (TNFD). A combinação de iniciativas de divulgações relacionadas à natureza, alinhadas às recomendações da TNFD, marca um novo capítulo na integração entre a estratégia de negócios da Klabin atrelada à gestão de ativos ambientais e serviços ecossistêmicos.
Ao adotar as recomendações da TNFD, a empresa estrutura, de forma ainda mais robusta, a gestão dos riscos e oportunidades financeiros relacionados à natureza, incluindo biodiversidade, uso do solo, da água e mudanças climáticas, o que fortalece sua capacidade de tomada de decisão e criação de valor sustentável.
“A adesão às recomendações da TNFD reforça a essência da Klabin, que desde sua fundação integra a natureza à estratégia de negócios. As ações para atender estas diretrizes traduzem esse alinhamento, conectando nosso histórico de conservação e manejo responsável à gestão moderna de riscos e oportunidades ligados à biodiversidade”, afirma Julio Nogueira, gerente de Sustentabilidade e Meio Ambiente Klabin.
Desde 2020, a Companhia já era TCFD Supporter, demonstrando protagonismo na agenda climática. Agora, como TNFD Adopter, a Klabin reforça sua liderança ao se antecipar às melhores práticas globais e contribuir para o avanço coletivo do setor privado a partir da formalização do compromisso.
Da conservação à transição
A Klabin avançou na internalização das recomendações da TNFD, desenvolveu um banco de dados para gestão da biodiversidade e iniciou a criação de indicadores de impacto positivo, jornada que conecta a agenda de conservação ao planejamento estratégico e às decisões de investimento. Para conhecer as ações relacionadas às recomendações da TNFD, assim como acompanhar o avanço da Agenda 2030, acesse o Painel ASG da Companhia.
Conexões globais pela biodiversidade
A trajetória da Klabin esteve em evidência durante a 16ª Conferência das Nações Unidas sobre Biodiversidade, realizada em Cali, na Colômbia. Na ocasião, a Companhia apresentou o Plano de Conservação da Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos, que serviu de base técnica e conceitual para atender as recomendações da TNFD.
Entre os aprendizados compartilhados estão a aplicação da metodologia da TNFD e a Certificação de Serviços Ecossistêmicos, conquistada em 2021 pelo trabalho na Fazenda das Nascentes, na RPPN Serra da Farofa (SC), que verificou o impacto positivo de três Serviços Ecossistêmicos simultâneos: Conservação de Biodiversidade (ES1), Sequestro e Armazenamento de Carbono (ES2) e Serviços em Bacias Hidrográficas (ES3). A Companhia também destacou seu case de Finanças Sustentáveis, enfatizando a relevância dos indicadores de biodiversidade na estruturação de estratégias e emissões de títulos vinculados à natureza.
Sobre a Klabin
Maior produtora e exportadora de papéis para embalagens e de soluções sustentáveis em embalagens de papel do Brasil, a Klabin desponta como empresa inovadora, única do País a oferecer ao mercado uma solução em celuloses de fibra curta, fibra longa e fluff, além de ser líder nos mercados de embalagens de papelão ondulado, sacos industriais e papel-cartão. Fundada em 1899, possui 22 unidades industriais no Brasil e uma na Argentina, responsáveis por uma capacidade produtiva anual de 4,5 milhões de toneladas de celulose de mercado e papéis.
Toda a gestão da empresa está orientada para o Desenvolvimento Sustentável, buscando crescimento integrado e responsável, que une rentabilidade, desenvolvimento social e compromisso ambiental. A Klabin integra, desde 2014, o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), da B3, e em 2020 passou a integrar o Dow Jones Best-in-Class Indices, com participação na carteira Global e de Mercados Emergentes. Também é signatária do Pacto Global da ONU e do Pacto Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo, buscando fornecedores e parceiros de negócio que sigam os mesmos valores de ética, transparência e respeito aos princípios de sustentabilidade.
Com informações de assessoria de imprensa





















