Governo concede progressão a 5,4 mil professores da rede e anuncia 224 convocações | aRede
PUBLICIDADE

Governo concede progressão a 5,4 mil professores da rede e anuncia 224 convocações

A medida representa um investimento de R$ 22,9 milhões do Estado na valorização dos profissionais da educação

A concessão atende a uma demanda antiga da categoria
A concessão atende a uma demanda antiga da categoria -

Publicado por Iolanda Lima

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Aproximadamente 5,4 mil servidores, entre professores e pedagogos do Quadro Próprio do Magistério (QPM) da rede estadual de ensino do Paraná, iniciarão o ano de 2026 com progressão na carreira. A concessão do benefício pelo Governo do Estado foi publicada em Resolução Conjunta Seap/Seed nesta quinta-feira (18). A medida representa um investimento de R$ 22,9 milhões do Estado na valorização dos profissionais da educação.

Em razão do fechamento das folhas de pagamento de dezembro, a efetivação da medida ocorrerá a partir do mês de janeiro de 2026. A mudança passa a valer a partir da data de protocolo da progressão. Dessa forma, o pagamento realizado ao final de janeiro incluirá o reajuste proporcional referente ao período de 18 a 31 de dezembro, além do valor integral correspondente ao mês de janeiro.

A concessão atende a uma demanda antiga da categoria, integrando o conjunto de ações da Seed-PR em prol da valorização dos profissionais da rede estadual de ensino.

“Essa progressão é o reconhecimento ao trabalho e à dedicação dos professores da rede estadual. Valorizar a carreira do magistério é investir diretamente na qualidade da educação pública do Paraná. É um compromisso do governo garantir direitos, dar previsibilidade e respeitar a trajetória dos nossos servidores”, afirma o secretário da Administração e da Previdência, Luizão Goulart.

“Essa é mais uma conquista importante para os nossos professores. Reconhecer e valorizar o trabalho de quem dedica sua vida à educação é uma das maiores prioridades do Governo do Estado e contribuem diretamente para a qualidade do ensino e para o fortalecimento da nossa rede estadual”, afirma o secretário da Educação, Roni Miranda.

PROGRESSÃO DE CARREIRA 

A progressão na carreira é a passagem de uma classe para outra dentro de um mesmo nível da carreira, correspondente à titulação ou formação acadêmica do docente, e é obtida por meio da combinação de critérios específicos, como avaliação de desempenho e participação em atividades de formação ou qualificação profissional.

Essas atividades podem estar relacionadas à Educação Básica, áreas de concurso ou de atuação, e outras áreas da educação, como Diversidade, Direitos Humanos, Tecnologia Educacional, Educação Especial, Meio Ambiente, Gestão Escolar, além de temas ligados à gestão pública e políticas públicas.

NOVA NOMEAÇÃO 

Também nesta quinta-feira (18), a Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR) anunciou a nomeação de mais 224 professores aprovados em concurso público para a rede estadual de ensino. A convocação integra o conjunto de medidas do Governo do Estado voltadas ao fortalecimento do quadro efetivo do magistério e à ampliação da estabilidade nas escolas estaduais, com atuação prevista a partir do início do ano letivo de 2026. As informações serão atualizadas no site do IBFC, responsável pelo certame.

O novo chamamento se soma a outras ações de valorização dos profissionais da educação adotadas pelo Estado. Somente em 2025, 2.304 novos professores e pedagogos foram nomeados para atuar na rede estadual, além da oferta de cerca de 2 mil vagas de dobra de padrão para ampliação da carga horária. O magistério estadual também recebeu reajuste médio de 8,3%, com variação de 4,4% a 11,31%, e aproximadamente 5 mil professores foram reconhecidos por meio do programa Professor Diamante.


Com informações da AEN 

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right