EUA mandam revogar visto de brasileiro que celebrou morte de Charlie Kirk | aRede
PUBLICIDADE

EUA mandam revogar visto de brasileiro que celebrou morte de Charlie Kirk

Ordem foi dada por vice-secretário de Estado, que classificou comentário de médico como "assustador"

Médico comentou em publicação que mira de atirador que assassinou Charlie Kirk foi "impecável".
Médico comentou em publicação que mira de atirador que assassinou Charlie Kirk foi "impecável". -

Publicado por Lilian Magalhães

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O vice-secretário de Estado dos Estados Unidos, Christopher Landau, anunciou no sábado (13) que mandou retirar o visto de um médico brasileiro que comemorou o assassinato do ativista pró-Trump, Charlie Kirk.

Em uma publicação no X, o número dois da diplomacia americana disse que ordenou o chefe dos assuntos consulares a revogar o visto, caso o médico tenha um, e colocar um “alerta” para que ele nunca receba o documento.

Landau afirmou também esperar que autoridades brasileiras se interessem por um médico que “deseja publicamente a morte de pessoas cujas opiniões políticas ele não concorda”. O médico, um neurocirurgião chamado Ricardo Barbosa, fez em uma postagem no Instagram sobre a morte de Kirk o seguinte comentário: “Um salve a este companheiro de mira impecável. Coluna cervical”.

O posicionamento foi compartilhado no X pelo líder do PL na Câmara de Vereadores do Recife, Thiago Medina, e repercutiu nas redes sociais. O vice-secretário de Estado disse que viu muitos comentários parecidos nas redes sociais, mas que este do neurocirurgião brasileiro é “assustador”.

Ele ainda questiona se o profissional fez de fato o juramento da profissão em que os médicos prometem ajudar os doentes e evitar fazer o mal. A CNN entrou em contato com Ricardo Barbosa. Ele não quis responder aos questionamentos e pediu “para deixar o advogado falar”. A CNN tenta contato com seu advogado para ter um posicionamento.

REPERCURSSÃO -  Por causa do comentário comemorando a morte do ativista pró-Trump, o médico também foi banido de forma definitiva das atividades que exercia em uma clínica na capital pernambucana. Segundo a nota da Recife Day Clinic, publicada no Instagram, a fala do neurocirurgião não reflete “os valores e princípios desta instituição”. A clínica confirmou o desligamento de Ricardo Barbosa.

O Conselho Regional de Medicina de Pernambuco também comentou o caso, sem citar o nome de Ricardo Barbosa, mas revelou que recebeu uma denúncia envolvendo um profissional inscrito no Conselho e que o caso será apurado. A Sociedade Brasileira de Neurocirurgia repudiou a fala do médico e disse que está “adotando medidas cabíveis”.

Com informações de: CNN Brasil.

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right