Amostras de vírus mortais desaparecem e intrigam cientistas | aRede
PUBLICIDADE

Amostras de vírus mortais desaparecem e intrigam cientistas

Investigação em curso busca esclarecer o que levou à falha nos protocolos de biossegurança

Entre os vírus desaparecidos estão o hendra, o lyssavirus e o hantavírus
Entre os vírus desaparecidos estão o hendra, o lyssavirus e o hantavírus -

Publicado por Rodolpho Bowens

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O governo de Queensland, na Austrália, abriu uma investigação após o desaparecimento de 323 amostras de vírus mortais de um laboratório de virologia. O caso, descrito como uma “grave violação histórica dos protocolos de biossegurança”, ocorreu em agosto de 2023, mas só foi revelado na última segunda-feira (9).

Entre os vírus desaparecidos estão o hendra, o lyssavirus e o hantavírus, todos potencialmente letais. “Dada a gravidade dessa violação dos protocolos de biossegurança e o desaparecimento potencial de amostras de vírus infecciosos, o Queensland Health deve investigar o ocorrido e evitar que isso se repita”, afirmou o ministro Timothy Nicholls.

O laboratório em questão é especializado em diagnóstico, vigilância e pesquisa de vírus de importância médica transmitidos por mosquitos e carrapatos. Contudo, até o momento, não foi possível determinar se as amostras foram roubadas ou destruídas. “Não há evidências de risco para a comunidade”, reforçou o informativo oficial.

PERIGOS - O hendra é um vírus zoonótico encontrado apenas na Austrália, transmitido de animais para humanos, enquanto o hantavírus pode causar doenças graves, como febre hemorrágica e síndrome pulmonar, frequentemente fatais. Já o lyssavirus é um grupo de vírus que pode causar raiva, condição letal caso não seja tratada rapidamente. Apesar das preocupações, especialistas destacam que os vírus não sobreviveriam fora de condições controladas.

A investigação em curso busca esclarecer o que levou à falha nos protocolos de biossegurança e garantir que casos semelhantes não se repitam no futuro.

Com informações: Metrópoles.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE