Número de afogados no litoral do PR bate recorde | aRede
PUBLICIDADE

Número de afogados no litoral do PR bate recorde

A morte de um jovem de Ponta Grossa reacendeu o alerta para as autoridades

Salva-vidas estão em diversos pontos do litoral.
Salva-vidas estão em diversos pontos do litoral. -

Heryvelton Martins

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

No período festivo entre o fim de um ano e o início do seguinte, o estado do Paraná está enfrentando uma série de tragédias relacionadas a afogamentos. Nos últimos dias, foram registrados casos alarmantes, evidenciando um aumento significativo nas ocorrências e colocando este verão como um dos mais trágicos em anos.

Na terça-feira (2), o Corpo de Bombeiros localizou o corpo de um jovem de 24 anos, morador de Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba, que se afogou em uma praia em Matinhos, no litoral paranaense. Infelizmente, esse incidente não foi um caso isolado. Desde o início de dezembro, pelo menos outras 15 vidas foram perdidas devido a afogamentos, aumentando consideravelmente em relação ao mesmo período do ano anterior.

Conforme os dados do Sistema de Estatística de Ocorrências do Corpo de Bombeiros do Paraná (SYSBM), desde 1º de dezembro de 2023 até esta terça-feira (2 de janeiro de 2024), foram registradas 595 ocorrências de afogamento no estado. Isso representa uma média diária de 18 ocorrências atendidas pelos bombeiros. O número de resgates tem se intensificado nas últimas semanas, coincidindo com o período de festas e o início do verão. Somente no dia 29 de dezembro, foram registrados 80 resgates de afogamentos, e nos dois primeiros dias de 2024, ocorreram 42 incidentes.

Comparando com o mesmo período do ano anterior, houve um aumento expressivo nas ocorrências. Em 2022-2023, foram registrados 399 casos, enquanto neste verão já são 595, representando um crescimento de 49%. Esses números são os mais elevados desde o final de 2017 e o início de 2018, quando também ocorreu um alto número de afogamentos.

Além do aumento nas ocorrências, o número de mortes relacionadas a afogamentos também é alarmante. Desde dezembro, já foram contabilizadas 16 mortes no estado. Embora esse número seja o mesmo registrado no mesmo período do ano anterior, supera os valores dos anos anteriores. Entre o final de 2018 e 2019, foram registradas 42 mortes por afogamento, estabelecendo um recorde para o período analisado.

Com informações de assessoria de imprensa;

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE