INC debate bem-estar e conforto no ambiente hospitalar | aRede
PUBLICIDADE

INC debate bem-estar e conforto no ambiente hospitalar

4ª edição do Simpósio da Hospitalidade ocorre sexta (11) e vai abordar melhorias no acolhimento dos pacientes internados e acompanhantes; trabalho envolve humanização, integração com equipe médica e atendimento personalizado

Simpósio da Hospitalidade acontece nesta sexta-feira em Curitiba
Simpósio da Hospitalidade acontece nesta sexta-feira em Curitiba -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Desde a chegada do paciente ao hospital até a sua alta, a hospitalidade deve estar inserida em todos os procedimentos da internação por meio diversas ações que apoiam o atendimento médico e proporcionam mais conforto e bem-estar. É um conjunto de condutas e serviços que busca oferecer o melhor atendimento e acolhimento para o paciente e também para os seus familiares e acompanhantes. A hospitalidade também se traduz no cuidado, atenção e carinho que fazem toda diferença para a recuperação da pessoa que está internada e fragilizada.

Há oito anos, o Hospital INC (Instituto de Neurologia de Curitiba) implantou oficialmente o setor de Hospitalidade e vem desenvolvendo este trabalho com muita seriedade. Tanto, que se tornou uma instituição modelo nesse serviço no país, promovendo inclusive o Simpósio da Hospitalidade, uma iniciativa que busca contribuir com a melhoria e a expansão da humanização no setor de saúde e para a troca de boas experiências entre os profissionais e equipes de instituições hospitalares do Paraná e do Brasil.

Na próxima sexta-feira (11), será realizado a quarta edição do Simpósio, com participação gratuita. O evento tem como tema “A hospitalidade proporcionando bem-estar e conforto no ambiente hospitalar” e contará com palestrantes do Hospital ICESP/SP, Hospital Municipal do Idoso Zilda Arns, Hospital Mãe de Deus e do Hospital Geral da Unimed Ponta Grossa. A programação de palestras inicia às 8h30 e segue até às 17h e vai abordar a hospitalidade voltada para o idoso, a importância da intervenção positiva para o paciente, a gastronomia proporcionando conforto e bem-estar, entre outros assuntos.

Para a diretora administrativa do INC, Regina Montibeller, o grande avanço na hospitalidade, nos últimos anos, é justamente o reconhecimento da importância desse trabalho dentro das instituições e pelos médicos, enfermeiros e demais profissionais que atuam dentro dos hospitais. “O INC sempre esteve na vanguarda da hospitalidade dentro do setor da saúde. Já estamos na quarta edição do Simpósio, e isso já é um sinal claro de que estamos evoluindo nesse sentido. Incentivamos esses encontros para que os profissionais possam discutir técnicas e tecnologias, a gestão, a humanização e as novidades para o acolhimento do paciente e seus acompanhantes”. 

GALERIA DE FOTOS

  • INC debate bem-estar e conforto no ambiente hospitalar
  • INC debate bem-estar e conforto no ambiente hospitalar
  • INC debate bem-estar e conforto no ambiente hospitalar
 

Hospitalidade no INC

Por atuar no atendimento de alta complexidade, o INC priorizou a hospitalidade e por isso criou um setor específico para esse cuidado. “Nosso objetivo é tornar a internação o mais agradável possível, pois sabemos que ninguém vai a um hospital por escolha própria e esse pode ser um dos momentos mais difíceis na vida de uma pessoa”, contextualiza Regina Montibeller. As ações da Hospitalidade envolvem o suporte ao atendimento médico, buscando formas de oferecer um atendimento mais personalizado ao paciente que está no ambulatório ou na UTI, além de oferecer serviços que proporcionam o bem-estar, conforto, acolhimento e até descontração.

Com esse objetivo, a Hospitalidade do INC criou ações como o Dia da Beleza para os pacientes da UTI, O banho de sol no espaço Solarium do hospital costuma ser bastante requisitado e funciona muito bem para ‘quebrar a rotina’ dentro do ambiente hospitalar. Possibilitar a visita de um pet ao seu dono. Dentro da gastronomia hospitalar, costuma-se agradar os pacientes não só priorizando o sabor e a apresentação dos pratos, que são adequados à necessidade nutricional de cada um, mas atendendo algum desejo especial ou enviando uma mensagem alegre e motivadora junto com a refeição.

“A Hospitalidade já está na essência do INC. Nossa equipe passou a ser procurada pelos médicos para complementar o atendimento e oferecer uma atenção especial ao paciente. Já está tudo integrado. Praticamos a hospitalidade no dia a dia, em todos os setores e ela é sentida por todos aqui dentro, colaboradores e pacientes. Temos muito orgulho do trabalho que estamos realizando”, explica Edna Rodrigues Calixto, coordenadora da Hospitalidade do INC. 

SERVIÇO:

IV Simpósio INC da Hospitalidade

Data: sexta-feira, 11 de agosto de 2023

Horário: 8h30 às 17h

Local: Auditório INC (Rua Jeremias Maciel Perreto, 300 – Campo Comprido – Curitiba/PR)

Inscrições 

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE